Skip to main content

País asiático está disposto a ampliar ainda mais a cooperação comercial com o Brasil (Foto: Daderot/Wikimedia Commons)

O Brasil já é o maior parceiro comercial da China na América Latina e o país asiático está disposto a ampliar ainda mais essa cooperação, disse o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O diplomata participou nesta manhã de segunda-feira (2/9) de evento promovido pelo Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, para debater sobre a visão do gigante asiático como investidor do agronegócio brasileiro. 

À imprensa após a reunião, Wanming lembrou que a visita do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ao seu país em outubro deve trazer "novos avanços no comércio agropecuário", sem especificar, porém.

saiba mais

Rabobank: plantel de suínos na China deve cair 50% este ano

Trump diz que negociações com a China vão começar em breve

 

Exportadores brasileiros de carne têm aguardado com expectativa desde maio, por exemplo, a habilitação de novas unidades de abate pelos chineses para exportar a proteína para lá. O embaixador lembrou, ainda, que a pauta comercial entre Brasil e China é de US$ 100 bilhões e que o objetivo do gigante asiático é "realizar o desenvolvimento do comércio no longo prazo e de forma equilibrada". Ele ressaltou também que a China deve promover a diversificação dos produtos comercializados, para "otimizar a pauta comercial".

Neste contexto, Wanming ressaltou que quer dar as "boas vindas para os produtos agropecuários brasileiros e também àqueles de maior valor agregado"."Temos, também, expectativa de aumento dos investimentos chineses no processamento, na manufatura e em tecnologia no setor agropecuário", disse. "Isso contribui para a exportação dos produtos de alto valor agregado do Brasil para a China. Nessa direção, queremos expandir nossa cooperação com o Brasil", finalizou.
Source: Rural

Leave a Reply