Skip to main content

Foco de queimada em Altamira, no Pará. Tempo seco pode favorecer mais ocorrências no Estado (Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

 

A seca deve se prolongar até outubro no Pará, favorecendo a proliferação dos focos de fogo, enquanto para Rondônia e Mato Grosso estão previstas algumas pancadas passageiras na próxima semana, mas não suficientes para extinguir as queimadas.

É o que afirmou à revista Globo Rural a meteorologista Patrícia Madeira, da Climatempo.
Segundo ela, este ano a estação da seca não foi das mais críticas, como vem afirmando o governo.

saiba mais

Só três cães sobreviveram ao incêndio no sítio onde morreu casal carbonizado

Carlos Nobre: o maior valor da floresta é a sua biodiversidade

 

“Normalmente quando temos um El Niño forte, a seca é mais crítica, mas não foi o que aconteceu este ano, quando tivemos até algumas chuvas no Amazonas em julho e em Rondônia no começo de agosto”, diz a meteorologista.

Os focos de fogo cresceram 80% em relação ao mesmo período no ano passado, em que a seca foi maior, segundo dados levantados pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) com base no monitoramento nas e imagens de satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Risco no Sudeste

O cientista Eduardo Assad, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), durante evento Novos Desafios da Safra, promovido pela revista Globo Rural, em São Paulo, disse que a derrubada de árvores da Amazônia pode comprometer o regime de chuvas no centro e sudeste do país.

“O Cerrado, em que 10 metros cúbicos de água são evaporados por dia, de acordo com Assad, também é importante para formar nuvens que trazem irrigação para a agricultura. “Interferir nesses ecossistemas é muito prejudicial”, disse.

Ele também defendeu a implementação de planos de agricultura produtiva, sem agredir o meio ambiente. “Temos que discutir as soluções para o Brasil, e todas elas passam pela intensificação do aquecimento do planeta, o que estamos falando há anos”, alertou Assad.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 
Source: Rural

Leave a Reply