Skip to main content

Queimada em Altamira, no Pará. Na região, foi realizada a ação que ficou conhecida como Dia do Fogo (Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

 

Cumprindo mandados de busca e apreensão, a Polícia Civil do Pará prendeu nesta tarde, em Goiânia, José Brasil de Oliveira, suspeito de envolvimento em devastação ambiental de 5.574 hectares da Área de Proteção Trunfo do Xingu, na fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu, no sul do Estado. 
José Brasil é irmão de Geraldo Daniel de Oliveira, dono da fazenda, que teria contratado homens para queimar a área.

saiba mais

Governo suspende a prática de queimadas em too o país por 60 dias

 

Geraldo e seu genro, João Batista Rodrigues, que também têm mandado de prisão, estão foragidos.
Segundo a delegada Quesia Pereira Cabral, chefe-de-gabinete da Delegacia Geral do Pará, os três são acusados de queimadas ilegais, extração ilegal de madeira e associação criminosa. “Tivemos a informação de que uma grande área tinha sido devastada. Com informações de satélite no período de 7 de maio a 2 de agosto, identificamos o crime ambiental na área correspondente a 6.193 Maracanãs.”


Quesia afirmou ainda que o dono da Ouro Verde já responde por crimes ambientais cometidos em 2011 e 2012. A Polícia Civil esperava que Geraldo e o genro se entregassem até o final da tarde.
A ação deflagrada com o nome de Operação Labareda teve a parceria do Ibama. Segundo a delegada, há outras investigações semelhantes em andamento no Estado.

Dia do fogo

O Estado do Pará esteve no epicentro da discussão das queimadas na Amazônia nesta semana, após a Globo Rural publicar que houve um recorde de queimadas na região de Altamira e Novo Progresso. A devastação teria sido causada por grupo de grileiros, fazendeiros, sindicalistas e comerciantes convocados pelo aplicativo Whatsapp para queimar milhares de hectares no chamado “Dia do Fogo”, segundo apurou a revista.


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu à Polícia Federal que investigue o caso no Pará porque há suspeita de ação orquestradas nas queimadas.
 A reportagem procurou a Superintendência da Polícia Federal nesta quinta em Belém e o delegado responsável pela apuração em Altamira, mas não foi atendida.
Source: Rural

Leave a Reply