Skip to main content

vitrine da carne (Foto: Divulgação)

 

A A Vitrine da Carne é a atração mais saborosa da 42ª Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto do país, que se realiza em Esteio (RS). Em seu 12º ano consecutivo, a Vitrine é um ambiente simulado de desossa de carcaças por um mestre açougueiro que fala com o público enquanto prepara variados cortes de carnes.

São quatro sessões diárias abertas ao público, duas com raças bovinas, uma de ovinos e outra de suínos. Ao final de cada apresentação, os visitantes que lotam as arquibancadas do espaço têm direito à degustação de cortes de carne gourmet preparados ao vivo por um chef.

José Antônio Simões Pires, técnico do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e coordenador da Vitrine, diz que o objetivo das demonstrações é divulgar e promover a qualidade da carne gaúcha, visando acessar mercados que remuneram melhor a proteína. Segundo ele, a cada ano, mais de 6 mil pessoas acompanham a atração.

“Os animais são criados a campo no bioma pampa. São marcas comuns às raças o melhoramento genético, a preocupação com o bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental da produção.” As carcaças são cedidas por associações dos criadores gaúchos.

A reportagem da Globo Rural acompanhou a desossa da carcaça de um angus de 20 meses castrado, criado a pasto em Bagé, no sul do Estado. Armado com três facas e um microfone, Marcelo Conceição, mais conhecido como Bolinha, é quem dá o show no açougue da Vitrine. “Quando tem gordura tem churrasco”, ensina, destacando a maciez da carne de angus, o marmoreio e a certificação.

A raça britânica é uma das que mais cresce no Estado, segundo Gabriel Beltrão, da Associação Brasileira de Criadores de Angus, mas já está presente em vários outros Estados no cruzamento industrial com a raça nelore. Os cortes premium abastecem mercados de São Paulo, Rio e Brasília e também são exportados para Europa e Emirados Árabes Unidos.

Estudo da Embrapa Pecuária Sul mostra uma tendência de queda do número de cabeças do rebanho bovino gaúcho nos últimos anos, mas aponta aumento de produtividade.

Público

Em três dias, a Expointer, que vai até 1º de setembro, já recebeu 175.028 visitantes, segundo os organizadores. No domingo ensolarado, um público recorde de mais de 93 mil visitantes lotou o Parque de Exposições Assis Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply