Skip to main content

Aviões agrícolas já estão atuando no combate ao fogo em Rondônia (Foto: Divulgação/Sindag)

 

O Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), anunciou, nesta segunda-feira (26/8), que o setor está oferecendo auxílio para reforçar a frota para combate a incêndios na Amazônia, além de apoio no planejamento e logística na região. Em nota oficial, a entidade informa que aeronaves que estiveram sobrevoando a Chapada dos Guimarães (MT) agora estão em Rondônia.

Em Mato Grosso, quatro aviões com capacidade para 1,8 mil litros cada passaram por regiões atingidas pelo fogo entre os dias 15 e 19 de agosto. Eles foram deslocados no último fim de semana para Rondônia, onde atuam em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo o Sindag, os aparelhos são de uma empresa que tem convênio com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Sindicato informa ainda que as afiliadas pretendem preparar mais aviões para combate ao fogo, já que os Estado do Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins e Pará pediram ajuda do governo federal para combater os focos de queimada.

saiba mais

Unica defende posicionamento do governo em relação à Amazônia

Governo foi alertado pelo Ministério Público três dias antes de “dia do fogo”

 

“A principal função do avião no combate a incêndio é resfriar o local, diminuindo a intensidade do fogo e o deslocamento das chamas. O que permite às brigadas de incêndio entrarem na área para o combate “corpo a corpo” contra os focos”, explica o Sindicato.

As aeronaves agrícolas pode ser usadas também na extinção de chamas menores em locais de acesso difícil ou impossível por terra. O também quando o incêndio na vegetação tenha sido detectado no início, em voos de reconhecimento.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply