Skip to main content

Queimadas avançam pela região amazônica há dias (Foto: Getty Images)

 

As chuvas não devem voltar tão cedo à região do norte e centro-oeste do país afetada pelas queimadas. O clima seco deve se estender elo menos até o início do próximo mês, segundo informações do Climatempo. “A ausência de umidade é normal na Amazônia nessa época do ano”, diz Graziela Gonçalves, meteorologista da Climatempo.

O fenômeno vem sendo agravado pelo El Niño, quando ocorre um aquecimento das águas do Pacífico. Há previsão de chuvas esparsas na região apenas a partir de meados do mês que vem. Até lá, há possibilidades de incêndios se alastrarem mais rapidamente, devido ao tempo seco. Ao longo do mês de setembro, devem acontecer pancadas isoladas.

saiba mais

Não há razão para embargar Brasil por causa da Amazônia, diz Tereza Cristina

Monitoramento da NASA mostra aumento de queimadas em Rondônia e no Amazonas

Setor de florestas plantas diz acompanhar situação com apreensão 

 

“A formação de fenômenos climáticos capazes de trazer a fuligem das queimadas da Amazônia para o sudeste é algo muito raro, com baixas chances de voltar a ocorrer”, diz Graziela. Na última terça-feira (20/08), um corredor de fumaça formado pelos incêndios na Amazônia atingiu boa parte do centro-oeste, sudeste e sul. Em São Paulo, a combinação de uma frente fria com os ventos oriundos da região norte provocou um escurecimento do céu por volta das 15h, acompanhado por uma chuva negra.

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam ), ONG que atua na região desde 1995, afirma que as queimadas na região não foram causadas apenas pela seca, mas também pelo desmatamento. Segundo os pesquisadores do Ipam, a estiagem deste ano está mais branda do que nos anos anteriores.

(Foto: Inpe)

 

Você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply