Skip to main content

Para a Indústria Brasileira de Árvores, governo precisa abrir canal de interlocução com quem está a favor da sustentabilidade (Foto: Sérgio Cardoso/Ed. Globo)

 

O setor de florestas plantadas condenou, nesta sexta-feira (23/8), o desmatamento e queimadas ilegais e defendeu a realização de ações conjuntas para garantir que não haja mais supressão de vegetação fora da lei em todo o Brasil. Em nota, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) disse acompanhar com apreensão a situação atual da região amazônica, reiterando sua visão de valor da floresta em pé.

“Acreditamos no potencial de desenvolvimento da região e do seu povo com modelos econômicos sustentáveis que não dependem da alteração da cobertura florestal”, afirmou, em nota, o presidente da entidade, Paulo Hartung, que já foi governador do Estado do Espírito Santo.

saiba mais

Aprosoja Brasil condena queimadas e diz que também ameaçam produtor

Indústria de soja é firme no compromisso com sustentabilidade, diz Abiove

 

Na visão dele, o desmatamento e as queimadas ilegais são irresponsáveis e vão contra a visão de um mundo moderno e conectado com a chamada bioeconomia. Da parte do setor, ele afirma que toda a matéria-prima utilizada pela indústria de papel e celulose é de árvores plantadas com essa finalidade, especialmente em áreas anteriormente degradadas e, em muitos casos, certificada.

Segundo Hartung, de cada um hectare plantado com árvores para uso industrial, 0,7 é conservado. Assim, são 5,6 milhões de hectares preservados na forma de reserva legal (RL) e área de preservação permanente (APP) e reservas particulares de patrimônio nacional (RPPN).

Para o presidente da Ibá, o governo deveria abrir um canal de interlocução com quem está a favor da sustentabilidade. “Não podemos permitir que anos de trabalho do setor privado, da academia, de pesquisadores, de ambientalistas e de todos nós brasileiros sejam jogados fora”, disse ele, no comunicado.

Você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply