Skip to main content

queimada-inpe (Foto: INPE)

 

O Instituto de Pesquisas Ambiental da Amazônia (Ipam) divulgou uma nota técnica em que associa o aumento das queimadas na região amazônica ao avanço do desmatamento. De acordo com os técnicos do instituto, a conclusão se baseia na avaliação de números de focos de incêndio, dias consecutivos sem chuva e de supressão da vegetação neste ano.

“A Amazônia está queimando mais neste ano e o período seco, por si só, não explica esse aumento. O número de focos de incêndio na maioria dos Estados da região é o maior dos últimos quatro anos. É um índice impressionante, pois a estiagem deste ano está mais branda do que aquelas observadas em anos anteriores”, diz a nota do Ipam.

Considerando que a seca está menos intensa, os técnicos relacionaram os dados de desmatamento e focos de queimada. Segundo eles, os dez municípios da região amazônica com mais ocorrências são aqueles de onde a vegetação mais foi suprimida (veja quadro abaixo). Esses locais são responsáveis por 37% dos focos de calor e por 43% do desmatamento registrado nos primeiro sete meses deste ano.

Na avaliação do Ipam, é preciso atuação do poder público e da sociedade para intensificar o combate à derrubada ilegal da floresta. É preciso também apoiar agricultores para não usar mais o fogo no preparo da terra, prática que, de acordo com o instituto, ainda faz parte da paisagem rural da Amazônia.

“É urgente que se retome as campanhas de prevenção de queimadas, combate aos incêndios florestais e o uso de técnicas controladas do fogo. Os proprietários rurais devem ser estimulados a aplicarem técnicas de manejo correto, como o uso de aceiros, para evitar a propagação acidental das chamas”, diz a nota técnica.

saiba mais

O Brasil está pegando fogo

Governo tem ciência da importância ambiental do Brasil, diz Salles

 

A avaliação do instituto diverge da feita pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Na terça-feira (20/8), ao discursar em Sertãozinho (SP), ele atribuiu o atual problema das queimadas ao tempo mais seco. E classificou como “fake news” a avaliação de que a tarde mais escura registrada na cidade de São Paulo tenha relação com o desmatamento da região Amazônia.

Nesta quarta-feira (21/8), Salles foi alvo de protestos ao participar da Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, em Salvador (BA). Ao falar sobre as queimadas, destacou que a situação em Mato Grosso é preocupante e que vai vistoriar o Estado in loco. E voltou a dizer que os focos de queimada são causados pelo clima seco e pelo calor

“Nós vamos atuar, tanto o ICMBio quanto o Ibama estão com todas as suas equipes de brigadistas, equipamentos, aeronaves e recursos disponíveis para apoiar os governos dos estados nesse combate às queimadas”, afirmou, de acordo com o divulgado pelo portal G1.

Também nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o assunto. Ele insinuou que organizações não-governamentais seriam responsáveis pelas queimadas na região amazônica para chamar a atenção. Seria, segundo ele, uma reação ao fato do governo ter, nas palavras dele, tirado dinheiro de ONG’s.

“Temos que fazer o possível para que esse crime não aumente, mas nós tiramos dinheiros de ONGs. Dos repasses de fora, 40% ia para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro”, disse o presidente, conforme o G1.

(Fonte: Ipam)

 

Você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply