Skip to main content

Wang Yi, ministro de Relações Exteriores da Chinha, e Ernesto Araújo, ministro de Relações Exteriores do Brasil (Foto: Carla Aranha/Ed. Globo)

 

A cooperação em políticas energéticas entre os países dos BRICs é um dos principais focos da atuação do grupo este ano, disse nesta sexta-feira (26/7) o ministro de relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, durante o encontro dos chanceleres do grupo no Rio de Janeiro. “Os países em desenvolvimento têm um papel fundamental nas atividades tecnológicas e econômicas e precisamos incentivar as parcerias nessa área”, afirmou. A Rússia é o maior exportador de gás natural do mundo e o segundo maior produtor de petróleo.

O chanceler também disse que há propostas para a expansão do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICs, destinado prioritariamente a projetos de infraestrutura, energias renováveis, construção de estradas e desenvolvimento sustentável nos países do grupo (Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul). A expectativa é que sejam investidos cerca de US$ 621 milhões em programas dessas áreas no Brasil este ano.

+ Reunião dos BRICs no Brasil discute cooperação agrícola e inovação

Criado em 2015, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) aprovou 30 projetos de US$ 8,1 bilhões nos países dos BRICs entre 2016 e 2018. A maioria foi direcionada a financiamentos no setor de transportes e 26% se destinaram a projetos de energias alternativas. A instituição também dá atenção a programas de conectividade no meio rural, eficiência no uso da água e agricultura sustentável. Em novembro, deverá ser inaugurado um escritório do NDB no Brasil.

Jornalistas na cobertura da reunião do BRICS (Foto: Carla Aranha/Ed. Globo)

Juntos, os países dos BRICs reúnem 42% da população mundial, 33% do PIB global e contribuem com 43% do crescimento da economia mundial. A Índia cresceu quase 6% no ano passado. Em 2018, a economia do país teve uma expansão de 7%. A China continua crescendo a um ritmo de 6% ao ano. Os lanterninhas do grupo são a Rússia e o Brasil, com aumento do PIB abaixo de 2%.

+ Greve foi debelada, mas continuamos a trabalhar pelos caminhoneiros, diz Bolsonaro

O chanceler russo também aproveitou o encontro para tratar de questões geopolíticas, como o apoio da Rússia na Venezuela e na Síria. “As reuniões diplomáticas são um passo importante para encontrar uma solução sustentável para a Venezuela, e não o uso da força”, afirmou. Ele criticou as sanções americanas ao Irã.

China

O ministro chinês de relações exteriores, Wang Yi, detalhou quais são os setores prioritários para a agenda dos BRICs neste ano. O incentivo a fontes energéticas de baixo custo e os investimentos em energias renováveis é um dos principais focos de atenção da China, em que a demanda por eletricidade vem crescendo exponencialmente. “Temos também um foco importante em tecnologias inovadoras, economia digital e inteligência artificial”, disse. Yi frisou que os BRICs têm um papel essencial em alavancar essas inovações e reforçar a cooperação para proporcionar mais avanços na área.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply