Skip to main content

Ursa Rowena, conhecida como a "ursa mais triste do mundo", morreu aos 36 anos(Foto: Reprodução/ Instagram Rancho dos Gnomos)

 

A ursa Rowena, conhecida por ter sido transferida do calor de um zoológico do Piauí para um santuário de animais em Joanópolis (SP), morreu na última quarta-feira (24/7), aos 36 anos, depois de ter uma convulsão decorrente de um tumor.

A “ursa mais triste do mundo”, como ficou conhecida durante a campanha para sua libertação, viveu por dez meses no Rancho dos Gnomos, local que foi adaptado para recebê-la.

A morte foi comunicada por meio de uma publicação feita nas redes sociais da instituição. O gestor do santuário, Marcos Pompeo, anunciou o falecimento ao lado de Silvia, também mantenedora do local, e da Dra Carla Spechoto, médica veterinária responsável pela ursa, que explicou o motivo da fatalidade e disse que a necrópsia foi feita no hospital veterinário da Universidade de São Paulo (USP).

A ursa Rowena no Rancho dos Gnomos (Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos)

Rowena era chamada de Marsha até chegar ao seu novo lar. Ela foi vítima de tráfico de animais: retirada da Sibéria e enviada ao Brasil. Ela passou décadas sendo maltratada em circos até ser obrigada a aguentar altas temperaturas em Teresina (PI).

O ambiente escaldante era inapropriado para um urso, que deveria morar em locais com temperaturas abaixo de zero. Marcha vivia triste e fazia movimentos repetitivos, comportamento típico de animais que foram treinados em circos.

+ Rita Lee lança livro infantil sobre ursa resgatada do calor nordestino

Sua história comoveu ONGs, protetores de animais e a todos que se sentiram tocados pelo seu histórico. Em 2018, a ativista e protetora Luisa Mell, associações e ONGs pelos direitos dos animais encabeçaram sua transferência para o Rancho dos Gnomos, onde foi rebatizada de Rowena.

Repercução

A emocionante história da ursa ganhou ainda mais notoriedade quando a cantora Rita Lee escreveu o livro infantil Amiga ursa – uma história triste, mas com final feliz, lançado no último dia 28 pelo selo Globinho, da Globo Livros, com ilustrações são de Guilherme Francini. Na obra, Rita é uma das personagens. É ela, personificada na Vovó Ritinha, que conta a história. Rowena morreu dois dias depois do evento de lançamento da obra.

Rita Lee com a Ursa Rowena durante a visita da cantora ao Rancho dos Gnomos  (Foto: Guilherme Samora/ Globo Livros)

 

Luisa Mell, uma das principais responsáveis pela transferência de Rowena para São Paulo, usou sua conta nas redes sociais para expressar sua comoção: “… com o coração em pedaços. É como me sinto por saber que nossa ursa Rowena, faleceu. Depois de tanto sofrimento, décadas de exploração, quando ela finalmente encontrou a paz, Deus a levou”. Fundadora do Instituto Luisa Mell, a ativista também fez um apelo: “Que sua vida, que sua existência, não tenham sido em vão, mas sirvam de exemplos para que a exploração do tráfico de animais, circos e zoológicos não façam mais vítimas como ela!”.

Guilherme Samora, editor do livro Amiga ursa – uma história triste, mas com final feliz, também se pronunciou sobre a ursa: “Uma das coisas mais lindas da minha vida foi ter te conhecido. Desculpa pelo que os humanos fizeram a você. Pelo menos seus últimos meses foram em um lugar lindo, grande, com muito verde, água e comida apropriada. […] A humanidade precisa parar de tratar bicho como coisa, precisa parar de ir a zoológicos, seaworlds e aquários, rodeios, vaquejadas, touradas, circos com animais, ‘parques’ que usam bichos como ‘atrações’… Rowena/Marsha, sua luz é tão grande que você se tornou um marco. Você capturou a atenção de muita gente para este chamado urgente pelos direitos dos animais […]”.

+ Empresa lança tênis vegano feito de milho e algodão

Futuro

Ainda existem dois ursos que devem ser transferidos ao Rancho dos Gnomos: Dimas e Katia. Ambos vivem sob o calor do Ceará e tanto as ONGs como os protetores de animais estão trabalhando para arrecadar fundos e fazer a mudança dos animais o quanto antes.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply