Skip to main content

A maior produtividade no segmento leiteiro é a da Região Sul  (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O chefe geral da tradicional Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, esteve recentemente em cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul, como Três Passos e Campo Novo, e ficou impressionado com a evolução da pecuária leiteira naquela região. Martins constatou ainda que, em uma escala mundial, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são considerados desenvolvidos naqueles municípios potencialmente agrícolas.

Paulo Martins tem razão. Os três Estados do Sul (Rio Grande, Paraná e Santa Catarina), tiveram participação de 35,7% na produção total do Brasil em 2017, ultrapassando a região Sudeste, com 34,2%. E vai abrindo vantagem. Naquele ano, a produção brasileira total de leite totalizou 33,5 bilhões de litros. Os dados são do levantamento Produção da Pecuária Municipal, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e noticiados aqui em Globo Rural.

+ Êxito faz Programa Balde Cheio ampliar a atuação

O chefe geral da Embrapa ressaltou também a produtividade das vacas do Sul brasileiro, que é bastante superior à média nacional, em seu artigo mensal para a revista Balde Branco.

Eu também andei por lá. E, como meu velho conhecido, Paulo Martins, registrei que, entre outros fatores, a pecuária é conduzida por produtores familiares, ou seja, mãe, pai e filhos trabalham juntos.

No mês de agosto, Globo Rural vai me mandar de volta ao Sul do país para elaborar um reportagem dos avanços da pecuária leiteira naqueles três Estados.

Genômica do zebu avança

Essa notícia deixou a mim impressionado. Eu, que já fui mais de 30 vezes a Uberaba, no Triângulo Mineiro, conhecida como a capital do zebu, obtive os números com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O Projeto Genômica, com menos de dois anos de trabalho efetivo, deu um salto e está acima do projetado. Já foram genotipados mais de 87,5 mil animais e, até o final deste ano, essa quantidade deve ultrapassar 100 mil.

+ Mato Grosso obtém receita de meio bilhão de dólares com exportações de carne bovina

Segundo a ABCZ, com a divulgação das avaliações, os criadores começaram a perceber que a genômica tem algo importante a trazer para a seleção, já que representa um poder de decisão com segurança. Resultado: muito mais avaliações estão chegando ao Projeto.

A entidade informa que o banco de dados genômicos da entidade já integra o ranking dos cinco maiores e mais numerosos do mundo.

O Projeto Genômica oferece uma grande contribuição ao melhoramento genético de pecuária nacional, sem dúvida alguma.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply