Skip to main content

Colômbia ainda quer recuperar status de livre de aftosa com vacinação, mas proporá abertura comercial da China para a carne bovina (Foto: Roberto Seba/Ed. Globo)

 

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Andrés Valência Pinzón, informou que vai viajar à China neste sábado (27/7) para acelerar a abertura do país asiático para produtos como carne e abacate. De acordo com nota do ministério colombiano, Pinzón disse estar "apostando na abertura de mercado para a China, onde há uma lacuna de proteína que deve ser preenchida rapidamente".

+ Boi: confinamentos devem ter menos de 5 milhões de cabeças em 2019

De acordo com a nota, a China já é o segundo parceiro comercial da Colômbia e importante investidor no país. Pinzón disse que, na viagem, será solicitada a aceleração no processo de admissibilidade da carne bovina colombiana, mesmo que o país latino-americano não tenha, ainda, recuperado seu status de área livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), após a detecção de focos na doença no país em 2018.

+ Aftosa: Pnefa relata ao ministério possibilidade de retirar vacinação no PR

Também em relação à carne suína o governo colombiano quer ampliar mercados. "A Colômbia convidou as autoridades chinesas para realizar a visita de inspeção da produção primária e de suas usinas de beneficiamento", diz a nota.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply