Skip to main content

“Suco de laranja, frutas, café, carne, etanol, passarão a ter acesso privilegiado ao mercado europeu”, afirmou Ernesto Araújo (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

 

Nesta quinta-feira (4/6), Ernesto Araújo, ministro de Relações Exteriores, disse que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia será benéfico para o agronegócio e a indústria. “Suco de laranja, frutas, café, carne, etanol, passarão a ter acesso privilegiado ao mercado europeu”, citou durante a live semanal do presidente Bolsonaro. Ele também mencionou que o Mercosul pretende aprovar logo o acordo.

“Vamos fazer de tudo para que entre em vigor o mais rapidamente, o que depende de todos os parlamentos europeus e de nossos parlamentos aqui do Mercosul”, disse. "Vamos tentar que, dentro do Mercosul, a gente tenha um arranjo para que possa entrar em vigor assim que for aprovado em cada um dos quatro parlamentos do bloco. Do lado da União Europeia, não é possível essa entrada individual, mas do nosso lado é possível".

+ Governo detalha normas do acordo com a União Europeia
+ Ruralistas esperam começar análise do acordo Mercosul-UE neste mês

O ministro se referia à possibilidade de que o acordo possa ser aprovado pelo Mercosul com apenas uma aprovação com algum país do bloco. O escopo do acordo prevê essa alternativa. Já do lado europeu, é preciso esperar que todos os parlamentos da União Europeia ratifiquem o acordo.

Segundo fontes próximas ao governo e aos fóruns internacionais de comércio, mais dois acordos podem ser fechados até o final do ano. As negociações com o Canadá estariam bem adiantadas, assim como com o Efta, bloco formado pela Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. As tratativas com Cingapura também estariam no páreo. O Mercosul ainda pretende dar início a negociações com o Japão. O presidente da Argentina, Mauricio Macri, disse que há interesse também em negociar com os Estados Unidos, embora o governo americano não pareça ser adepto de tratados internacionais de livre comércio.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply