Skip to main content

O documento divulgado pelo governo brasileiro aprofunda principalmente as novas regras de comercialização para a União Europeia (Foto: Arquivo/EFE)

 

O governo brasileiro acaba de divulgar o resumo do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, assinado na última sexta-feira (28/6) em Bruxelas. O documento fornece informações mais detalhadas sobre a desgravação de tarifas e o regime de cotas para uma série de produtos do agronegócio, além de insumos químicos, máquinas e têxteis, entre outros itens da pauta de exportações brasileira.

As regras para compras governamentais, das quais os países europeus poderão participar, e a redução da burocracia de importação e exportação também foram descritos. Até então, apenas a União Europeia havia publicado uma prévia dos principais pontos acertados durante a negociação, ressaltando os aspectos mais relevantes para os europeus.

+ Mercosul e União Europeia fecham acordo histórico de livre comércio

O documento divulgado pelo governo brasileiro aprofunda principalmente as novas regras de comercialização para a União Europeia de produtos como suco de laranja, cachaça, queijos e leite em pó. Assim que o acordo entrar em vigor, o que não deve acontecer antes de 2020, começam a valer as seguintes disposições:

Suco de laranja
O produto com preço acima de 30 euros por 100 quilos deixará de pagar tarifas de exportação para os países europeus em até dez anos.

+ Acordo vai reduzir o chamado 'custo Brasil' e irá abrir mercados, diz chanceler

Cachaça
O comércio de garrafas de até dois litros será liberalizado em quatro anos. Haverá cota de 2.400 toneladas para cachaça de a granel. Hoje, a aguardente paga alíquota de 8%.

Queijo
Terá uma cota de exportação de 30 mil toneladas, com aumento crescente e tarifas progressivamente menores em até dez anos, com exceção da muçarela.

+ Tudo sobre o impacto do acordo entre Mercosul e União Europeia no agro

Leite em pó
A cota será de 10 mil toneladas, também com volume cada vez maior em até dez anos.

Vinhos
A liberalização tarifária vai acontecer em até oito anos, inclusive para champanhe.

+ O que o agronegócio brasileiro ganha com o acordo entre Mercosul e EU

Alho
Será vendido com uma cota inicial de 15 mil toneladas, com aumento gradativo em sete anos.

Chocolate e achocolatados
Terão uma cota crescente de 12.581 toneladas para 34.160 toneladas em 15 anos, com tarifas zeradas ao fim desse prazo.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply