Skip to main content

Exportação de açúcar pelo Porto de Paranaguá (PR) (Foto: Ivan Bueno/APPA)

 

As exportações de açúcar e etanol do Brasil para a União Europeia podem saltar para R$ 2 bilhões por ano quando estiverem plenamente atendidas as cotas previstas no acordo fechado com o Mercosul da semana passada. A estimativa é da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa as usinas da região Centro-sul do Brasil. Em 2018, as vendas do o biocombustível e da commodity para o bloco somaram R$ 600 milhões, 7% do total exportado.

No comunicado, a Unica explica que o acordo Mercosul-União Europeia mudará o sistema de cotas para açúcar e etanol, com efeito nas exportações do Brasil. Prevê tarifa zero para importação de 180 mil toneladas de açúcar por ano. No etanol, 562 milhões de litros livre de tarifas. Acima desse volume, haverá taxas diferenciadas pelo uso: 0,064 euro por litro do não desnaturado (todos os fins) e 0,03 euro para o desnaturado (com substâncias que impedem seu uso em alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos).

+ Açúcar: Isma prevê produção de 28,2 mi de toneladas em 2019/2020 na Índia
+ Exportação de açúcar cai 20,2% em junho, para 1,500 milhão de toneladas

Nas condições pré-acordo, açúcar era enquadrado em duas cotas, uma de 412 mil toneladas e outras de 290, com tarifas de 98 euros por toneladas. Sobre o etanol, era aplicada uma tarifa de 0,19 euros por litro não -desnaturado e 0,10 euros por litro do desnaturado, o que, segundo a Unica, praticamente tornava inviável o acesso do combustível brasileiro ao bloco europeu.

“Trata-se de um passo importante e que pode levar a uma maior abertura comercial no futuro”, diz a entidade, no comunicado em que classifica o acordo, assinado na última sexta-feira (28/6), como grande conquista para o país. Ainda na sexta, antes da divulgação das cotas, a Unica chegou a avaliar que o tratado não tinha sido ambicioso o suficiente, mas o melhor possível.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply