Skip to main content

 

Para representantes da cadeia produtiva da soja, acordo com União Europeia pode aumentar industrialização do grão no Brasil (Foto: Thinkstock)

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) avalia que o acordo entre Mercosul e União Europeia, assinado na última sexta-feira (28/6), vai estimular a industrialização da soja no Brasil. Em nota, o presidente da entidade, André Nassar, lembra que não há tarifas de importação de soja e farelo no bloco europeu, mas será estimulado a agregar valor à produção.

“Com as tarifas zeradas sobre a importação de carnes por parte da UE, a maior demanda pelo produto refletirá positivamente na demanda doméstica por farelo de soja para produção de proteínas animais. Reduzir barreiras é crucial para estimular o mercado interno e agregar valor à nossa indústria", destaca Nassar.

+ Acordo Mercosul-UE é bom para a cachaça brasileira
+ Carne: "Brasil só tem a ganhar com a abertura do mercado europeu"

Em vídeo divulgado na internet, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira, faz avaliação semelhante. Diz acreditar que o acordo é uma grande oportunidade para o setor de carnes e produtores de grãos.

“O Brasil deverá ser o principal protagonista das relações com a Europa, principalmente nas carnes: aves suínos, piscicultura. Acreditamos que é mais uma oportunidade para os produtores de grãos, que exportam matérias-primas e através da agregação aos produtos da carne”, diz ele.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 
Source: Rural

Leave a Reply