Skip to main content

A União Europeia é o terceiro maior mercado da carne bovina brasileira. (Foto: Ernesto Souza / Ed. Globo)

 

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (Abiec), sediada em São Paulo, não emitiu uma declaração oficial acerca do acordo Mercosul e União Européia. Tentamos falar com Antônio Camardelli, presidente da Abiec. Fomos informados que a entidade está analisando o acordo e deverá se pronunciar Nos próximos dias. Anea, associação que representa os exportadores de algodão, e Anec, dos exportadores de cereais, também foram procuradas pela reportagem e ambas disseram que estão avaliando os impactos do acordo e se pronunciarão em breve.

O Mercosul, e notadamente o Brasil, tem sido grande fornecedor de carne bovina para o mercado consumidor europeu.            

+ Confira a importância do acordo para a economia e agronegócio brasileiros

Então aos números enviados pela Abiec:  A União Europeia é o terceiro maior mercado da carne bovina brasileira em faturamento, correspondendo a 9% do total exportado pelo Brasil (em faturamento).

+ Acordo Mercosul-UE vai gerar mais renda à fruticultura brasileira

Em volume, o bloco representa o quinto maior mercado, com 6% do total exportado.
De janeiro a maio de 2019, o Brasil exportou 41,15 mil toneladas de carne bovina para a União Europeia (média de 8.200 toneladas por mês), com faturamento de USD 236,43 milhões (cerca de USD 47,3 milhões ao mês).

Com relação ao mesmo período de 2018, as exportações de carne bovina acumuladas dos primeiros 5 meses de 2019 para União Europeia diminuíram 14,5% em faturamento e 4,4% em volume.

+ Por que o acordo não saiu antes? O chanceler brasileiro responde

Grandes frigoríficos, como JBS e Minerva, foram consultados e também informaram que estão analisando o acordo antes de se manifestarem oficialmente.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply