Skip to main content

Programa Carne Angus passará a certificar a carne também de acordo com a sustentabilidade das propriedades (Foto: Carolina Jardine)

 

A Associação Brasileira de Angus anunciou, nesta quinta-feira (27/6), em Belo Horizonte (MG), uma certificação da carne com base em critérios de sustentabilidade. O projeto chamado de Angus Sustentabilidade concederá um selo de identificação para quem estiver dentro das regras, estabelecidas pela própria entidade e cujo cumprimento será auditado por uma consultoria alemã.

Para receber a certificação, que integra o Programa Carne Angus, o criador deve ter todos os animais rastreados, um rebanho formado por bovinos pelo menos de meio-sangue Angus. A propriedade rural também deve seguir critérios de biossegurança, sanidade, bem estar animal e responsabilidade social, que serão verificados por auditoria externa.

Na avaliação, serão considerados critérios como preservação de nascentes e reserva natural, planos de recuperação de áreas degradadas. Também são requisitos o uso correto de antibióticos e dentro dos prazos definidos por lei, registro de aplicação de medicamentos e medidas anti-estresse animal.

+ Pesquisadores da Embrapa defendem manutenção da Reserva Legal no Brasil
+ Código Florestal Brasileiro, um obstáculo para a produção agrícola ou um diferencial de mercado?

Na parte trabalhista, será avaliado o uso de mão-de-obra registrada, com fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual. Os filhos dos trabalhadores devem estar matriculados na escola e a fazenda não deve ter mão-de-obra infantil ou em condições análogas à escravidão.

“Quem trabalha no campo sabe que é impossível operar com pecuária sem respeito ao ecossistema e à vida”, salientou o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, conforme divulgado pela entidade.

Meta da primeira produção certificada com o Selo Sustentabilidade é fornecer 500 toneladas de carne por mês. Fazenda Santa Mônica, de Minas Gerais, participou do projeto piloto (Foto: Carolina Jardine)

O projeto piloto do programa foi desenvolvido com a Fazenda Santa Mônica, do grupo mineiro ARG. De acordo com o divulgado pela Associação, a empresa investiu R$ 20 milhões em uma linha exclusiva de desossa em um frigorífico, em Contagem (MG). A meta é fornecer 500 toneladas de carne certificada por mês, com a produção baseada em duas fazendas, que somam 60 mil cabeças de gado.

Começando por Minas Gerais, a expectativa da Associação é de que a iniciativa chegue a outros cortes angus e outros estados nos próximos meses. A gerente do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, acredita que a tendência é do Selo Angus Sustentabilidade chegar às maiores empresas que trabalham com produtos baseados nessa raça de gado no país.

“Estamos atendendo a novas correntes de comportamento de consumo. As famílias buscam mais informações sobre os produtos que adquirem, querem a garantia de que a carne que consomem não agride ao meio ambiente e é produzida dentro das mais rígidas normas de bem-estar animal, entre outros quesitos”, Ana Doralina, também segundo o divulgado pela associação.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply