Skip to main content

São Paulo recebe a 5ª edição da DroneShow, uma das maiores feiras mundiais de drones (Foto:Leandro Furtado/Divulgação )

 

São Paulo recebe nesta semana a 5ª edição da DroneShow, uma das maiores feiras mundiais de drones. O evento conta com 80 expositores, entre eles fabricantes das aeronaves e empresas de geolocalização voltadas ao agronegócio. Abaixo os principais lançamentos voltados ao agronegócio.

A XMobots lançou na feira o Nauru 500C, com autonomia para quatro horas de voo e sistema de decolagem e pouso vertical, o que possibilita seu uso em terrenos irregulares. O drone consegue mapear até 16 mil hectares por voo e captura imagens em um raio de 60 quilômetros. Quando atinge uma altura de 89 metros, voando na vertical, ele passa a fazer sobrevoos horizontais. O equipamento também consegue transmitir vídeos e fotos em tempo real.

O evento conta com 80 expositores, entre eles fabricantes das aeronaves e empresas de geolocalização voltadas ao agronegócio (Foto: Leandro Furtado / Divulgação )

 

Outra novidade é o Spirit AirCraft, da Tecnodrone, um fabricante nacional. Uma das vantagens do aparelho são as asas que se fecham para facilitar o transporte e os sensores digitais sem tubos. O drone tem capacidade de 50 minutos de voo.

A Santiago e Cintra Tecnologia lançou o eBee X, voltado ao mapeamento de grandes áreas, que pode ser usado para o planejamento urbano e de infraestrutura, além do agronegócio. O equipamento permite a reconstrução 3D das áreas mapeadas e pode voar até uma hora e meia sem parar. A empresa também apresentou um novo software de processamento de imagens feitas por câmeras de drones, o Pix4D.

A Santiago e Cintra Tecnologia lançou o eBee X, voltado ao mapeamento de grandes áreas, que pode ser usado para o planejamento urbano e de infraestrutura, além do agronegócio (Foto: Leandro Furtado / Divulgação )

 

Monitoramento

Algumas empresas de tecnologia mostraram softwares de monitoramento, que podem ser utilizados no mapeamento de áreas de preservação ambiental, na agricultura e barragens utilizadas para mineração. A ferramenta HxGN GeoMonitoring Hub, da Leica Geosystems e IDS GeoRadar, faz o cruzamento de dados e analisa resultados oferecidos por sistemas de monitoramento. A ferramenta fornece informações sobre a estabilidade de encostas e outros tipos de relevo.

Inovações em aplicativos para o campo são outro destaque da feira. A AgroData Soluções Inteligentes criou uma ferramenta que gera imagens em alta resolução capaz de detectar o estresse precoce das plantas. As imagens podem ser sobrepostas as do Google Earth, por meio de coordenadas geográficas, facilitando o trabalho de campo.

Algumas empresas de tecnologia mostraram softwares de monitoramento, que podem ser utilizados no mapeamento de áreas de preservação ambiental, na agricultura e barragens utilizadas para mineração  (Foto: Leandro Furtado / Divulgação )

 

“Notamos um avanço das tecnologias voltadas ao agronegócio, que também chegam com preços mais acessíveis e maior facilidade de uso”, diz Emerson Granemann, diretor do DroneShow. O evento conta com palestras e cursos, entre eles o de topografia com drones, georreferenciamento de imóveis rurais, processamento de imagens e produção de mapas.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply