Skip to main content

A cantora e compositora Rita Lee com a ursa Rowena (Foto: Guilherme Samora/ Globo Livros)

 

Rita Lee já se aventurou no mundo dos livros antes, mas desta vez ela se voltou a uma das pautas mais importantes de sua vida: a causa animal. A cantora e compositora escreveu um livro infantil inspirado na história da ursa Rowena que, em 2018, se tornou "a ursa mais triste do mundo".

Vítima de tráfico de animais, Rowena foi retirada da Sibéria e enviada ao Brasil, onde recebeu o nome de Marsha. Ela passou décadas sendo maltratada em circos e, depois, sobreviveu às altas temperaturas de Teresina, no Piauí, onde vivia em um zoológico.

O ambiente escaldante era inapropriado para um urso, que deveria morar em locais com temperaturas abaixo de zero. Marcha vivia triste e fazia movimentos repetitivos, comportamento típico de animais que foram treinados em circos.

Sua vida mudou quando, em 2018, a ativista e protetora Luisa Mell, associações e ONGs pelos direitos dos animais encabeçaram a transferência de Marcha para o Rancho dos Gnomos, um santuário no interior de São Paulo que tem a estrutura adequada para ser a morada da ursa, rebatizada de Rowena

+ Empresa lança tênis vegano feito de milho e algodão
+ Aprenda a fazer ceviche vegetal com ingredientes 100% brasileiros

A emocionante história serviu de inspiração para Rita escrever Amiga ursa – uma história triste, mas com final feliz, que será lançado no próximo dia 28 pelo selo Globinho, da Globo Livros. Na obra, Rita é uma das personagens. É ela, personificada na Vovó Ritinha, que conta a história. As ilustrações são de Guilherme Francini.

Capa do livro Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz (Foto: Guilherme Samora/ Globo Livros)

 

Canções para Rowena

Em virtude do lançamento, Rita Lee foi conhecer Rowena pessoalmente no santuário ecológico. Segundo a assessoria do Rancho dos Gnomos, esse foi um dos dias mais especiais da vida da cantora.

Guilherme Samora, editor da Globo Livros e amigo pessoal de Rita, acompanhou a visita e contou como foi o encontro.

“A gente já sabia que Rowena é assustada por ter sofrido nas mãos de humanos – além de ser um animal com instintos que devem ser respeitados. Então, pensei que não daria para chegar tão perto. Mas Rita cantou para Rowena, ela ficou calma e foi chegando perto. Resultado? Rita deu suco para ela e também ganhou lambidas nas mãos! Foi muito emocionante”.

A ativista Luisa Mell, que bancou a construção do recinto de Rowena no Rancho dos Gnomos, também estava lá: “A Rita tem uma conexão muito especial com os animais. É impressionante”.

O livro já pode ser comprado pelo site da Globo Livros.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply