Skip to main content

Cancelamentos de compras de carne suína americana pelos chineses foram feitos depois de quatro semanas seguidas de compras (Foto: cyclonebill/CCommons)

 

Entre 7 e 13 de junho importadores chineses cancelaram compras de 100 toneladas de carne suína dos Estados Unidos para entrega em 2019, mostra relatório semanal de exportações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). No mesmo período, foram embarcadas para o país asiático 5,8 mil toneladas do produto norte-americano, de contratos previamente fechados.

No intervalo também não foram registradas vendas ou embarques para Hong Kong, província administrativa independente da China. Os cancelamentos ocorrem após quatro semanas consecutivas de compras chinesas da carne norte-americana. A comercialização já vinha apresentando sinais de queda – passou de 31,4 mil t vendidas na semana encerrada em 16 de maio para 2,4 mil t na semana encerrada em 6 de junho.

+ Peste suína levou a abate de 3,7 mi de animais na Ásia, estima FAO
+ Exportação de carne suína cresce 41% em maio ante maio de 2018, diz ABPA

Analistas apontam que o resultado semanal decepcionou exportadores norte-americanos, que esperam realizar expressivas vendas para o país asiático, já que o país tem apresentado maior necessidade de importação de proteína animal por causa da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) que atingiu o rebanho. Traders atribuem a diminuição nas importações chinesas aos desdobramentos do impasse comercial entre os dois países. Entretanto, a carne suína não consta entre os produtos que são taxados com tarifas retaliatórias.

A consultoria INTL FCStone acrescenta que, além do enfraquecimento na demanda externa pelo produto, a perspectiva de produção robusta dos EUA no mês de junho contribui para a tendência baixista dos futuros.

Preço caiu

Os futuros de suínos recuaram com força nesta sexta-feira (21/6), na Bolsa de Chicago (CME), e as negociações foram interrompidas quando os preços atingiram o limite diário de variação de 3,00 cents por libra-peso. O vencimento agosto perdeu 3,00 cents (3,7%) e fechou em 77,90 cents por libra-peso.Os futuros acumulam perda de mais de 22% desde o começo de abril, quando superaram os 100 cents por libra-peso.

Na ocasião, os preços subiram com indicações de que os surtos de peste suína africana na China teriam reduzido a produção chinesa de carne suína em 30%. Desde então, apesar de um maior rigor da China com a carne suína do Canadá e do alívio das tensões comerciais entre Estados Unidos e México, não houve aumento da demanda pelo produto norte-americano.

Todos os ganhos acumulados por causa da peste suína africana na China já foram devolvidos, disse o trader independente Dan Norcini. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que importadores chineses cancelaram compras de 100 toneladas de carne suína na semana encerrada em 13 de junho.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply