Skip to main content

Mapas mostram intensidade de chuvas sobre as regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos (Rural Clima)

 

Chuvas devem persistir ao menos pelos próximos 15 dias nas áreas de produção de soja e milho dos Estados Unidos, uma situação desfavorável não apenas ao plantio da safra 2019/2020 como também ao desenvolvimento das lavouras já implantadas. A avaliação foi feita, nesta quarta-feira (19/6) pelo agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da consultoria Rural Clima.

“Há muita chuva no meio oeste americano. Isso irá impossibilitar o pleno andamento do plantio da soja e finalização do plantio do milho. Esse resto de semana e a semana que vem serão marcados por pequenos avanços no percentual de área plantada”, avalia Santos, em vídeo divulgado via internet.

Na última segunda-feira (17/6), o USDA reportou que 92% da área reservada para o plantio do cereal foram plantados até a semana passada, um avanço de 9 pontos percentuais em relação à semana anterior, mas uma defasagem em relação à média dos últimos anos, quando o trabalho de campo já havia terminado nessa época do ano. Apenas os Estados da Carolina do Norte, Tennessee e Texas já encerraram o plantio.

Os números mostram ainda uma leve piora nas condições das lavouras de milho americanas. As consideradas de ruins a muito ruins passaram de 9% para 10%, as regulares caíram de 32% para 31% e as avaliadas como boas a excelentes se mantiveram em 59%. Nessa mesma época em 2018, as ruins e muito ruins somavam 4%, as regulares 18% e as boas e excelentes 78%.

+ EUA: clima adverso complica decisões de plantio de milho
+ Mesmo com trégua da chuvas, solo encharcado dificulta plantio nos EUA

Na soja, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos registrou que a área plantada na safra 2019/2020 passou de 60% para 77% do total reservado para a oleaginosa na semana passada. A média das últimas safras para essa época do ano é de 93%. Nenhum dos 18 estados pesquisados pelo USDA encerrou o trabalho de campo. O mais avançado é Louisiana, com 98% semeados.

“O próximo relatório do USDA deve mostrar boas partes de milho já com quase 100% de áreas plantada. Mas eu acredito que essa finalização está sendo feita através de uma redução de área pelo USDA. E há uma tendência de que a produção de soja seja extremamente menor do que o que está sendo projetado”, diz Santos. 

Ele mantém a avaliação de que as chuvas nas áreas produtoras dos Estados Unidos devem diminuir apenas entre julho e agosto. Diante desse cenário, acredita que algo entre 35% e 40% da safra norte-americana de soja deverão ser plantados fora da janela ideal para garantir a cobertura do seguro no país.

Para fazer a estimativa, o agrometeorologista da Rural Clima tomou como base nove estados entre os mais representativos para safra local de grãos: Iowa, Nebraska, Illinois, Kansas, Missouri, Ohio, Arkansas, Tennessee, Kentucky. Nesses locais, a área a ser coberta dentro da janela ideal seria de 9,554 milhões de hectares. No entanto, ainda faltam 7,22 milhões.

No Tenessee, o mais avançado entre os utilizados no levantamento, a janela termina nesta quinta-feira (20/6). Até a última segunda-feira (16/6), as máquinas tinham passado por 85% do total. No Nebraska, onde a janela terminou no último dia 10, os sojicultores tinham plantado 79% até o dia 9. No Kansas, onde o período ideal terminou em 15 de junho, o plantio chegou a 74% na última semana.

Santos acredita que a produção norte americana de milho no ciclo 2019/2020 deve vir abaixo de 330 milhões de toneladas e a de soja, entre 110 milhões e 115 milhões de toneladas.

Mapa mostra dados de plantio em relação à janela idela de cobertura de seguro para a produção de soja norte-americana (Rural Clima)

 

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply