Skip to main content

Demora na liberação da Indonésia para a carne de frango levou Brasil a acionar OMC (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

O Brasil vai questionar na Organização Mundial do Comércio (OMC) as barreiras impostas pela Indonésia à carne de frango, informou o Ministério da Agricultura, em comunicado. Na quinta-feira (13/6), o governo brasileiro fez o pedido de abertura de um painel no órgão de solução de controvérsias da OMC, que deve ser analisado na próxima reunião, marcada para 24 de junho.

Os dois países têm divergências relacionadas ao mercado de frango há pelo menos cinco anos. Segundo o Ministério, o Brasil já obteve uma vitória na própria OMC, que deu até junho do ano passado para a Indonésia eliminar as barreiras à carne de frango. Mas até agora, as exportações não foram liberadas.

+ Korin investe R$ 16 mi em fábrica de ração que privilegiará milho não transgênico
+ Exportação de frango cresce 14,4% em maio ante maio de 2018, diz ABPA

O Ministério argumenta que a OMC não permite retardar indefinidamente a concessão de autorizações sanitárias. E que não foram identificados os motivos para a demora na liberação do frango brasileiro. Desta forma, o pedido é para avaliar se os indonésios estão cumprindo as determinações da Organização e descobrir se eles estão violando acordo sobre barreiras sanitárias e fitossanitárias.

Na recente viagem que fez à Ásia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tratou do assunto com autoridades indonésias e pediu uma resposta do governo do país sobre a missão técnica enviada no ano passado para visitar frigoríficos brasileiros. Na ocasião, a ministra disse que o Brasil tem condições de atender a demanda da Indonésia por carne de frango a preços mais competitivos que os da Austrália.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 
Source: Rural

Leave a Reply