Skip to main content

A tartaruga Neruda e a coordenadora do Projeto Aruanã, Susana Guimarães (Foto: Ronaldo Rufino/Ed. Globo)

 

 

 

 

Neruda, uma tartaruga-verde de 90 centímetros e 82 quilos, foi a sensação da temporada de captura do Projeto Aruanã, encerrada ontem na Praia de Itaipu, região oceânica de Niteroi (RJ). Ela foi a maior tartaruga capturada este ano. Neruda sai do mar na tarde de 29 de maio último, acompanhada de mais oito companheiras. Velha conhecida dos biólogos do Projeto Aruanã, ela foi saudada pelos pescadores e banhistas.

O primeiro registro da tartaruga, ainda filhote, ocorreu em 2011, durante uma pesca de arrasto acompanhada pelo pessoal do Aruanã. Ela tinha à época 36,5 cm de casco e apenas seis quilos. Depois de marcada com grampos metálicos nas nadadeiras, Neruda foi devolvida ao mar.

+ Conheça o Pato-Mandarim: 'o pato mais bonito do mundo'
+ “Humanização” de animais de estimação gera negócios bilionários

Nestes oito anos, o pessoal do Aruanã reviu Neruda por pelo menos 25 vezes, acompanhando todo o desenvolvimento do bicho na fase juvenil. Ela foi batizada  somente em 2014, após uma campanha online de arrecadação de fundos para o Projeto.

Susana Guimarães, coordenadora do Aruanã, contou emocionada que em um destes encontros com Neruda conseguiu tirar um anzol que a estava machucando. “Guardo este anzol comigo”, diz a bióloga. A tartaruga-verde é uma espécie em perigo e classificada como vulnerável pelo Ministério do Meio Ambiente. Atinge até 143 centímetros e 160 quilos.

Fundado em 2012, o projeto Aruanã tem como missão monitorar e proteger as tartarugas marinhas na área da Baia da Guanabara, além de ações em educação ambiental.

Neruda voltou para o mar no mesmo dia em que saiu. Os biólogos, voluntários e pescadores deram adeus à amiga. Adulta, ela deve migrar para sua área de desova, nas Ilhas oceânicas de Trindade, na Reserva Biológica do Atol das Rocas, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ou talvez nos mares do Caribe. Não vai voltar mais.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply