Skip to main content

Para diretor de Agronegócios do Santander, mudanças discutidas no Plano Safra estão ligadas a uma "mentalidade de avançar no negócio"(Foto: Raphael Salomão/Ed. Globo)

 

“Nunca tivemos uma taxa Selic a 6,5% ao ano e pode baixar ainda mais”. A afirmação foi feita ontem (11/6) pelo diretor de Agronegócios do Banco Santander, durante painel de discussões sobre o financiamento da agropecuária brasileira, no evento One Agro, promovido pela Syngenta, em Campinas (SP).

É uma situação que pode favorecer o crédito para o setor, reforçada por uma taxa de inflação considerada em patamares baixos. Em maio, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, avançou 0,13%. No acumulado do ano, a inflação foi de 2,22% e, em 12 meses, 4,66%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Acordo entre China e EUA beneficia Brasil no longo prazo, diz executivo
+ Contratação de crédito rural cresce 6% para R$ 158,7 bilhões

“Temos condições, hoje, com inflação baixa e essa taxa, de financiar o agronegócio sem essa necessidade tão grande que nós tivemos no passado, de subsídio. É uma oportunidade para bancos privados, que não têm acesso tão grande a esse dinheiro subsidiado, mas têm uma vontade enorme de atuar no setor”, disse.

Aguiar defendeu que é saudável ter uma taxa básica de juros baixa. Como também é saudável ter um crédito com taxa um pouco acima da Selic. “O que vai baixar o spread bancário é a concorrência. É melhor vocês, produtores, terem mais bancos disputando do que mais dinheiro subsidiado”, afirmou.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. 
Source: Rural

Leave a Reply