Skip to main content

general franklimberg de freitas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), o general Franklinberg de Freitas, foi exonerado de seu cargo na última terça-feira (11/6), segundo nota do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

No comunicado, a pasta agradeceu o “trabalho de excelência” exercido por Freitas na fundação responsável pelas políticas de proteção indígena. O motivo da demissão não foi explicado.

Esta foi a segunda passagem de Franklinberg de Freitas à frente da Funai. A primeira foi durante o governo de Michel Temer, entre maio de 2017 e abril de 2018. Franklinberg pediu demissão no Dia do Índio após a bancada ruralista pedir a cabeça do general ao Palácio do Planalto.

+ Funai deve ficar com Direitos Humanos, diz ministra
+ Pesquisador da Embrapa acha positiva volta de Funai para Justiça

No iníico deste ano, Franklinberg de Freitas foi convidado pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para voltar à presidência da Funai. Antes do governo Bolsonaro, a entidade estava sob o Ministério da Justiça, mas foi transferida para a pasta dos Direitos Humanos.

Por decisão do Congresso Nacional, no final de maio a Funai voltou para o Ministério da Justiça, comandado por Sérgio Moro. A volta ocorreu durante a tramitação da medida provisória para resstruturar a Esplanada dos Ministérios, que reduziu de 29 para 22 o número de pastas do primeiro escalão. Na mesma sessão do congresso, a Funai também reaveu os direitos sobre demarcação de terras indígenas, que logo no começo do governo Bolsonaro tinha passado para o Ministério da Agricultura. 

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply