Skip to main content

Exportações de carne bovina está novamente liberada (Foto: Divulgação)

 

A retomada das exportações de carne bovina para a China, conformada nesta quinta-feira (13/6) pelo Ministério da Agricultura, traz de volta a prioridade de habilitação de novas plantas industriais no país. A avaliação foi feita pelo presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Guilherme Linares Nolasco, em nota oficial.

Volta a ser prioridade a certificação de novas indústrias para atender a demanda chinesa pela nossa carne”, afirma, no comunicado.

As exportações de carne bovina para a China estavam suspensas desde o último dia 3, por conta de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como mal da vaca louca, em Mato Grosso. A doença foi identificada em uma vaca de 17 anos de idade e não tinha relação com o consumo de alimentos contaminados nem representava riscos para a saúde.

+ Brasil retoma a exportação de carne bovina para a China
+ Exportação de carne bovina em maio sobe 9,3% ante abril, diz Abiec

Segundo Nolasco, a paralisação das exportações para o mercado chinês foi necessária por ser parte do protocolo sanitário bilateral. Na avaliação do executivo, o Ministério da Agricultura agiu rápido e deu credibilidade e segurança jurídica para a relação comercial.

A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) encerrou o caso sem alteração do status sanitário do país para a encefalopatia Espongiforme Bovina, que permanece como de risco insignificante para a doença.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply