Skip to main content

Logo da Bayer na sede da empresa em Leverkusen, na Alemanha (Foto: Divulgação)

 

A queda de cerca de 5% nas ações da Bayer nos últimos 30 dias sugere que o mercado perdeu a confiança na capacidade de defesa da empresa nos processos judiciais envolvendo o herbicida Roundup, feito à base de glifosato, observa o analista de mercado do banco de investimentos alemão Berenberg, Sebastian Bray.

O desempenho da multinacional alemã vem sendo prejudicado pelo imbróglio judicial, com mais de 13 mil processos em andamento, em que a empresa é ré. Negociados na Bolsa de Frankfurt, os papeis da companhia registram queda 45,95% no acumulado do último ano.

+ Acionistas da Bayer criticam CEO por compra da Monsanto
+ Glifosato: Bayer é condenada a indenizar em US$ 2 bilhões casal dos EUA

O Berenberg afirmou também que a maior parte dos cerca de 1 bilhão de euros que a Bayer provisionou para custas judiciais poderia eventualmente ser coberta por seguro, mas qualquer indenização punitiva provavelmente não será coberta de forma significativa. As indenizações punitivas são a principal preocupação dos investidores.

Em 13 de maio, a empresa foi condenada por um júri nos Estados Unidos a pagar US$ 2,055 bilhões a um casal da Califórnia, que afirma ter desenvolvido câncer pelo uso do herbicida. O julgamento do próximo caso está marcado para 19 de agosto em um tribunal de St. Louis, no Missouri, região agrícola norte-americana.

"A reação a uma possível derrota em St. Louis seria dolorosa", estima o banco. O Berenberg informou que divulgará uma nova análise sobre a sua perspectiva para a empresa após a seleção do júri que decidirá sobre o caso.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply