Skip to main content

Segunda safra brasileria de milho deve totalizar 70,2 milhões de toneladas(Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

O clima está ajudando os agricultores de milho nas principais regiões produtoras do Brasil, confirmando a expectativa de uma boa safra este ano. Nos próximos dias, o tempo deve continuar seco em praticamente todo o centro-oeste, facilitando os trabalhos de campo. No Paraná, que enfrentou chuvas esparsas nas últimas semanas, o sol também deve voltar a brilhar.

+ No PR, colheita da segunda safra atinge 6%

A única exceção é a região norte do Estado, em que deverão ocorrer precipitações mais fortes em algumas áreas neste final de semana, com ligeiras quedas de temperatura. A partir da próxima terça (11/6) ou quarta-feira (12/6) 12, o tempo volta a ficar seco.

+ Clima adverso nos EUA complica decisões de plantio de milho

A estimativa de produção da segunda safra de milho é de 70,2 milhões de toneladas. A colheita total de milho este ano deve alcançar mais de 98 milhões de toneladas, segundo a consultoria INTL FC Stone. Se as previsões se confirmarem, a produção de milho poderá bater um recorde em 2019. “As áreas produtoras estão sendo beneficiadas por um clima favorável, que permite e a continuidade da colheita”, diz Graziela Gonçalves, meteorologista do Climatempo.

+ SP importará 4% menos milho de outros estados

Há boas expectativas também em relação à safrinha no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No nordeste, as chuvas têm se concentrado no litoral, em função do aquecimento do oceano provocado pelo fenômeno El Niño. No Maranhão, as fortes chuvas do início do ano deram uma trégua. No Tocantins, o tempo segue ensolarado.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply