Skip to main content

Caso em Mato Grosso é atipico e não representa risco sanitário ao Brasil.(Foto: Getty Images)

 

 

 

O governo brasileiro suspendeu os embarques de carne bovina para a China depois da descoberta de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como Mal da Vaca Louca, em Mato Grosso. Em documento obtido pela reportagem da Globo Rural, o Ministério da Agricultura informa que os chineses receberão apenas carregamentos expedidos até o último dia 30 de maio.

Documento confirma suspensão. (Foto: Reprodução Internet)

“Está suspensa temporariamente a produção e certificação sanitária para a República Popular da China, de Carne Bovina a partir de 31 de maio de 2019, data da ciência do resultado”, diz o comunicado, orientando o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) a dar ciência da situação aos frigoríficos com SIF habilitado a exportar para os chineses.

A suspensão ocorre pouco mais de uma semana depois de viagem da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao país, em que as exportações de carne foram parte da pauta de discussões com as autoridades locais de agricultura.

Na semana retrasada, o Ministério da Agricultura tinha enviado uma lista com 19 frigoríficos para serem habilitados. Logo que foi confirmado o caso, autoridades e representantes do setor divulgaram notas dizendo que o caso é isolado e não representa risco para a saúde. 

Desde quando autorizou a entrada de carne bovina brasileira, há três anos, a China tem sido um dos principais clientes do país. De acordo com o Ministério da Agricultura, de janeiro a abril deste ano, os chineses compraram 95,724 mil toneladas do produto. Ao todo, o Brasil exportou 537,897 mil toneladas no primeiro quadrimestre.

No mesmo período em 2018, o volume tinha sido de 84,290 mil toneladas apenas para a para a China. O volume total de janeiro a abril do ano passado tinha sido de 481,447 mi toneladas de carne bovina.

 
Source: Rural

Leave a Reply