Skip to main content

O Porto de Paranaguá vai movimentar nesta semana a maior carga de grãos para exportação de sua história (Foto: Paulo Whitaker /REUTERS)

 

O Porto de Paranaguá vai movimentar nesta semana a maior carga de grãos para exportação de sua história, ou 90 mil toneladas de farelo de soja, o equivalente à capacidade de mais de 2,5 mil carretas. Em nota, a administração do porto diz que a operação para carregar o navio chinês Lan Hua Hai, que chega hoje à noite, deve durar quatro dias.

"Com 254 metros de comprimento e 43 metros de boca (largura), este é o maior navio graneleiro já recebido no Corredor de Exportação", disse a empresa Portos do Paraná.

+ Medida cautelar da CNA contesta reajuste na tabela de preço mínimo para frete

Conforme o porto, o farelo brasileiro foi comprado de empresas e cooperativas de produtores como a Cargill, ADM, Coamo, Cocamar, Agrária e Comigo e tem como destino a Holanda.

+ Com alta do frete, indústria investe R$ 15 milhões e compra 25 caminhões

Em média, os navios que carregam granéis sólidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e recebem pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo) por escala.

Segundo o chefe da Divisão de Silo dos Portos do Paraná, Gilmar Francener, navios com grande capacidade de carga permitem um ganho operacional. Um navio de 90.000 toneladas substitui a atracação de dois navios menores. "A redução dos tempos operacionais, com redução das manobras de entrada e saída, reflete no preço do frete."

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply