Skip to main content

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (Foto: Antonio Araujo/Mapa)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 27, que o governo está preparando uma medida legislativa para, em parceria com as entidades do setor, redobrar os cuidados com os agricultores que aplicam os defensivos no Brasil. "Eles precisam de informação e de equipamentos adequados de proteção; é inaceitável que haja contaminação, não podemos mais permitir isso", afirmou em nota. "É aqui que verdadeiramente ocorre o problema – e não na mesa do consumidor."

+ Governo pretende criar polo de inovação agropecuária no Rio

A ministra abriu na segunda (27/05), em Brasília, a Semana Nacional dos Orgânicos. Segundo ela, assim como ocorre com os agroquímicos, os biodefensivos também precisam ser aplicados com uma série de cuidados para não haver riscos de contaminação. O Brasil bateu recorde de aprovação de biodefensivos nos últimos meses e, segundo a ministra, a demanda por eles só cresce.

+ Ministra destaca importância de Congresso aprovar R$ 10 bi para Plano Safra

Tereza Cristina disse que os defensivos que vêm sendo liberados no Brasil são genéricos que já estão no mercado e produtos que aguardavam registro há anos. Segundo ela, todos os produtos brasileiros são testados e aprovados e "ficam muito abaixo do que é permitido para eventuais resíduos de insumos". "Nem nós, nem o Ibama, nem a Anvisa, envenenamos o prato de ninguém", afirmou. "Aliás, eu quero informar que não assino nenhuma dessas aprovações; elas passam por um longo processo e são verificadas por várias equipes técnicas."

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply