Skip to main content

A propagação de batatas é realizada com o uso dos próprios tubérculos, chamados de batatas-sementes  (Foto: Editora Globo / Francisco Maffezoli Jr.)

 

Como se faz muda de batata?
Adriana Gomes, via Facebook

A propagação de batatas é realizada com o uso dos próprios tubérculos, chamados de batatas-sementes. Para garantir a qualidade do material, recomenda-se adotar a produção de minitubérculos em telados a partir de plantas saudáveis e obtidas em laboratório de cultura de tecidos.

+ Conheça a Sapucainha, fruto da mata atlântica que contém semente com óleo tóxico

Em seguida, devem ser levados a campo para a produção de sucessivas gerações de batatas-sementes básicas G1, G2, G3 e certificadas C1 e C2. Em geral, a partir da G2 as batatas-sementes são vendidas aos produtores de batata-consumo, que podem ainda optar por multiplicá-las por uma ou mais gerações, dependendo da sanidade da semente obtida, da resistência às doenças de cada cultivar e da região de cultivo.

+ Aprenda a usar resíduo de úmido de cervejaria na alimentação do gado

É importante salientar que só é permitida a propagação de cultivares de batata de domínio público. Caso contrário, é necessária a autorização do detentor da cultivar, que pode ser sujeita a pagamento de royalties. Mais informações estão disponíveis em cporgsc.files.wordpress.com/2011/10/hortaliccca7as-de-propagacao-vegetativa.pdf

CONSULTORES: GIOVANI OLEGÁRIO DA SILVA, pesquisador da Embrapa Hortaliças, escritório de Canoinhas (SC); e ARIONE DA SILVA PEREIRA, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Rod. BR-392, Km 78, 9º Distrito, Monte Bonito, Caixa Postal 403, CEP 96010-971, Pelotas (RS), tel. (53) 3275-8100, www.embrapa.br/fale-conosco

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply