Skip to main content

A previsão inicial de colheita para esta temporada era de 66 sacas por hectare, mas a região passou por períodos de seca durante o desenvolvimento (Foto: Jonathan Campos/Ag. Gazeta do Povo)

 

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) estimou a produção de soja do oeste da Bahia em 5,3 milhões de toneladas. "A produtividade, embora menor do que a do ciclo anterior, foi a segunda melhor da história, desde que a sojicultura foi implantada na região", disse a Aiba, em nota, apontando rendimento médio de 56 sacas por hectare, em uma área superior a 1,5 milhão de hectares.

Segundo o assessor de agronegócio da Aiba, Luiz Stahlke, a previsão inicial de colheita para esta temporada era de 66 sacas por hectare, mas a região passou por períodos de seca durante o desenvolvimento. O resultado final ficou acima da média histórica da região. "Na safra anterior, o clima foi favorável em todos os aspectos. Nessa safra o veranico se fez presente; mesmo assim o oeste baiano mostrou o grande potencial produtivo da região", disse Stahlke.

+ Demanda chinesa por soja dos EUA deve cair, diz Fitch
+ Fertilizante: alto preço atrasa comercialização da safra 2019/2020

A segunda principal cultura da região, o algodão, começará a ser colhida na última semana de maio. De acordo com o levantamento, os 333 mil hectares plantados devem render cerca de 1,4 milhão de toneladas de algodão em caroço. A produtividade média deve alcançar 300 arrobas por hectare, segundo a Aiba.

Quanto ao milho, 50% da área foi colhida, conforme a associação. Os números preliminares indicam produtividade média de 140 sacas/hectare, e a Aiba prevê produção total de 1,2 milhão de toneladas.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias.
Source: Rural

Leave a Reply