Skip to main content

Movimento Brasil Verde Amarelo em apoio às reformas da Previdência e Tributária e ao pacote anticorrupção do ministro da Justiça, Sergio Moro (Foto: Wenderson Araujo/Ed. Globo)

 

Com a presença de apenas dois congressistas, foi lançado nesta quinta-feira (16), na AgroBrasília, Feira Internacional dos Cerrados, o Movimento Brasil Verde Amarelo em apoio às reformas da Previdência e Tributária e ao pacote anticorrupção do ministro da Justiça, Sergio Moro. Cerca de 200 agricultores, dirigentes de sindicatos rurais de vários Estados e representantes de entidades do agronegócio participaram do evento vestindo camisetas verde e amarelo distribuídas pela organização. Ao final, 76 entidades do setor assinaram um manifesto de apoio irrestrito às reformas.

José Guilherme Brenner, presidente da Coopa-DF (Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal), que promove a feira em Brasília, disse que eram esperadas mil pessoas na cerimônia, entre eles os membros da Frente Parlamentar da Agricultura e o secretário da Previdência, Rogerio Marinho. "Houve um conflito de agenda dos parlamentares, mas o importante é que produtores e lideranças do agronegócio de todas a regiões do país mostraram aqui que estão unidos no apoio irrestrito às reformas que o Brasil precisa para corrigir o que está impedindo o país de crescer."

+ AgroBrasília mira na agricultura familiar e espera movimentar R$ 1,5 bilhão

Segundo Jeferson Rocha, diretor jurídico da Andaterra, o movimento surgiu em grupo de Whatsapp de lideranças do agro. "A reforma da Previdência é fundamental para dar capacidade de investimento ao governo federal e aos Estados e a tributária é necessária para reduzir o custo Brasil. Não é racional tributar o investimento e o consumo como ocorre hoje."

Antonio Galvan, vice-presidente da Aprosoja Brasil, afirmou que é urgente aprovar a reforma da Previdência e tirar os privilégios dos servidores dos três Poderes. "Nosso presidente Bolsonaro começou a desmantelar os abusos que foram feitos no país nos últimos 24 anos, nos governos do PT e de Fernando Henrique, e só por isso já mereceu o nosso voto", afirmou, aplaudido com entusiasmo pelos produtores.

+ Vinexpo aborda a produção das videiras diante das mudanças climáticas

A senadora Soraya Thronicke, do Mato Grosso do Sul, alertou que não será fácil aprovar as reformas no Congresso porque muitos parlamentares eleitos graças à associação de sua imagem com a de Bolsonaro não estão dando apoio ao texto. "Aprovar as reformas é fortalecer o presidente e isso não é interessante para alguns partidos que desejam ocupar o lugar dele."

Giovani Cherini, deputado federal gaúcho que defende o fim da estabilidade do servidor público, afirmou que a situação econômica do país é muito grave e que colegas parlamentares estão fugindo da sua responsabilidade. "A oposição está conseguindo convencer a população de que a reforma é contra os pobres. Isso não é verdade, mas ninguém quer se comprometer. Por isso, poucos políticos vieram nesse ato de protesto."

+ Supermercados querem ajudar o Brasil a ser o principal produtor de alimentos do cone sul

AgroBrasília 2019 (Foto: Wenderson Araujo/Ed. Globo)

Otimismo

A 12ª edição da AgroBrasília termina neste sábado. Brenner diz que, apesar do vácuo do crédito rural, a feira agropecuária deve bater o recorde de movimentação de negócios de 1,1 bilhão estabelecido em 2018. "Conversei com os bancos e eles estão otimistas com as propostas recebidas e oferecendo boas alternativas à falta de crédito oficial." A expectativa é chegar a R$ 1,5 bilhão em intenção de negócios.

* A jornalista viajou a convite da AgroBrasília

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply