Skip to main content

Analista e pecuarista Lygia Pimentel, CEO da Agrifatto (Foto: Rogerio Albuquerque/Editora Globo)

 

Conversei hoje com a analista e pecuarista Lygia Pimentel, CEO da Agrifatto. Ela, que também é médica veterinária e consultora para o mercado de commodities, adiantou suas previsões para o confinamento e o semiconfinamento de gado neste ano.

Em tempos de altos e baixos nas expectativas do mercado e no comportamento da pecuária neste ano, Lygia acredita em um aumento de 4% no número de animais confinados e semiconfinados em 2019. 

A projeção de alta é feita sobre o total de 5,3 milhões de bois engordados nos dois sistemas em 2018.

+  Marca Camparino quebra recordes na ExpoZebu de Uberaba

Importante lembrar que, em julho do ano passado, Lygia havia projetado, aqui mesmo em GLOBO RURAL, um volume de 5,2 milhões de cabeças para 2018, ou seja, ela praticamente acertou.

A analista faz questão de observar que a sua previsão, que considera tímida, não é definitiva.  Pode mudar.

Para Lygia, dois fatores deverão estimular a engorda intensiva neste ano. O preço do milho, cuja saca foi vendida a até mais de R$ 40 no ano passado e que deve cair para R$ 33 em agosto ou setembro próximos.

+ Mariara: da lida com o gado às passarelas iluminadas

Ela explica que o segundo giro, no qual os animais entram no cocho de julho a setembro e são abatidos nos meses de outubro e novembro, corresponde a cerca de 80% do gado fechado.

Outro fator a estimular a atividade, diz Lygia, é uma melhora na cotação do boi gordo por conta da menor oferta de animais. A analista adianta também que as exportações estão aquecidas neste ano e essa condição faz o produtor fechar mais gado nas plantas.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis
Source: Rural

Leave a Reply