Skip to main content

Agricultura familiar (Foto: Manoel Marques/arquivo Editora Globo)

 

O Ministério da Agricultura prorrogou para 9 de novembro o prazo para permissionários se recadastrarem no Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), informou a pasta, em nota. As renovações, que a princípio se esgotariam na última quinta-feira, 9, devem ser realizadas no endereço www.vitrine.mda.gov.br, de acordo com a Portaria nº 46, assinada pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, e publicada nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o ministério, obter o selo é importante para que pequenos e médios produtores garantam a identificação de sua mercadoria, o que permite a rastreabilidade da origem do produto, por meio de um código de barras bidimensional escaneado por celulares. O selo tem validade de dois anos e pode ser solicitado por agricultores familiares (pessoas físicas) que possuam DAP, por cooperativas ou associações de pequenos e médios produtores, e por empresas cujos produtos tenham participação relevante da agricultura familiar.

+ Senado aprova projeto de lei que facilita o georreferenciamento rural
+ Opinião: acordo Brasil-Chile é passaporte para mercado global de orgânicos

Essa ação faz parte da migração do antigo Selo de Identificação e Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) para o atual Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), visando, de acordo com o ministério, desburocratizar o processo de solicitação e renovação do selo, além de aumentar o controle da política pública ao cruzar a base dados com o atual sistema de registro vigente, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Após o prazo estabelecido pela portaria, os permissionários do extinto Sipaf ficam impedidos de utilizá-lo.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply