Skip to main content

 

 

Ministra Tereza Cristina e delegação brasileira com representantes da Federação das Indústrias do Japão (Keidanren) (Foto: Divulgação Mapa)

 

A agenda oficial de compromissos da ministra da Agricultura Tereza Cristina e das associações do setor que a acompanham numa comitiva enviada à Ásia começou nesta quinta-feira (9/5) em Tóquio, no Japão, com uma visita a JICA (Japan International Cooperation Agency), entidade japonesa de cooperação internacional para o meio ambiente e desenvolvimento.

A relação da JICA com o Brasil vem de longa data, com incentivos à irrigação e ao cultivo de soja no cerrado. Um dos principais objetivos do encontro, que contou com a participação da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), foi estreitar as parcerias.

+ Recorde: grupo investe R$ 163 milhões na compra de 300 caminhões

+ Brasil deve apoiar chinês no comando da FAO

Constatamos que há potencial de exportações de uma série de produtos, como abacate e café"

Ligia Dutra, da CNA

Depois do almoço, a comitiva seguiu para a Keindanre, a federação das indústrias do Japão, que reúne 1.376 empresas e 109 associações setoriais. Durante a reunião, foram discutidas oportunidades de negócios para o agronegócio brasileiro no Japão. “Constatamos que há potencial de exportações de uma série de produtos, como abacate e café”, diz Ligia Dutra, superintendente de relações internacionais da CNA, que participa da viagem. “Os japoneses estão colocando abacate até no sashimi. Está na moda”, disse ela, por telefone, à Globo Rural.

O aumento da produção da cadeia de pescados no Brasil também esteve em pauta. “Empresários e investidores japoneses demonstraram interesse em colaborar com o ganho de escala desse segmento”, diz Dutra. Os japoneses explicaram estratégias para o crescimento da produtividade de peixes e frutos do mar, como ostras, bastante consumidos no Japão. Apesar de ser um dos maiores produtores mundiais de ostras, o país importa o produto dos Estados Unidos e da Austrália para atender a alta demanda interna.

Segundo a CNA, também existe um forte interesse no Japão por cafés especiais. “Em Tóquio, há uma cafeteria em cada esquina”, diz Dutra. Nesta sexta (10/5), a CNA deverá participar de um encontro na cooperativa agrícola Zen-Noh e de um evento de degustação de cafés brasileiros na UCC Coffee Academy, em Tóquio.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply