Skip to main content

Aplicação de glifosato (Foto: Getty Images)

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reafirmou a importância do uso de defensivos à base de glifosato para a agricultura brasileira, durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara dos Deputados realizada na tarde de terça-feira, 7, em Brasília (DF). Conforme nota da CNA, a audiência discutiu os resultados da reavaliação toxicológica do glifosato, que está até o dia 6 de junho em consulta pública no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

+ Manejo correto da terra evita contaminação de rios por agrotóxicos

O consultor da CNA Reginaldo Minaré afirmou que ao longo dos anos houve a incorporação de diversas tecnologias na agricultura e na pecuária e que a entidade tem consciência da relevância do glifosato para o setor. Ele ressaltou ainda que o controle de pragas e doenças é um desafio para o produtor de qualquer país e que, por isso, o Sistema CNA/Senar tem trabalhado para levar assistência técnica e capacitar os agricultores a utilizarem defensivos de forma correta. "Essas ações estão na linha de frente do Senar hoje, não só por uma questão de se precaver do risco, mas também para tirar o maior proveito desses insumos, já que o excesso ou o uso desmedido é um aumento na planilha de custos do produtor."

+ Intoxicação por agrotóxicos pode levar à cegueira e à morte

Também durante a audiência, o especialista em Regulação da Anvisa, Daniel Coradi, reforçou que o glifosato não é proibido em nenhum país do mundo. Mas como o defensivo é o ingrediente ativo mais comercializado no Brasil, ele considera importante submeter o documento à uma reavaliação. O processo está em consulta pública no site da agência.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply