Skip to main content

No Paraná, há lavouras sem receber chuvas há 40 dias. (Foto: Getty Images)

 

A seca deve continuar em toda a região Sul nos próximos dias. Uma grande massa de ar quente e seco tem impedido a formação de nuvens carregadas. São esperadas chuvas mais intensas apenas na madrugada de sábado (11/5) e domingo (12/5), com a chegada de uma frente fria mais intensa. As precipitações podem variar entre 10 milímetros e 30 milímetros, com ligeira queda de temperatura.

+ Bolsonaro assina decreto que flexibiliza transporte e munição de armas

+ Tereos amplia fábrica e reforça investimentos na área de amidos

A partir do domingo à noite e da segunda-feira (dia 13), a previsão é que não se formem novas nuvens no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o deslocamento do corredor de umidade para o Sudeste. Em São Paulo e outros Estados da região, deve chover no início da próxima semana, por volta dos dias 13 e 14.

No Sul, onde há mais necessidade umidade para as lavouras, o tempo continua seco pelo menos até a terceira semana de maio. Até lá, os agricultores da região devem observar redução do potencial produtivo da safrinha de milho. Em Maringá (PR), não chove há pelo menos 40 dias. A estimativa de produção no Paraná já foi revista para 80 sacas por hectare, cerca de 20% a menos da previsão inicial.

+ Como serão as máquinas agrícolas do futuro

A partir do dia 21, há mais possiblidades de ocorrência de chuvas na região Sul. “O problema é que cerca da metade do milho cultivado nessa parte do país está em floração e a falta de água pode comprometer a produtividade”, diz João Castro, meteorologista do Climatempo.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply