Skip to main content

Pesca de pirarucu de manejo (Foto:Bernardo Oliveira )

 

Maior peixe de escamas de água doce do mundo e nativo da bacia Amazônica, o pirarucu tem uma inquestionável importância cultural, social e econômica para os povos indígenas e comunidades tradicionais da região. Podendo atingir até três metros de comprimento e pesar 200 kg, o peixe teve o seu manejo implementado em 1999, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, e hoje está presente em 34 áreas protegidas e/ou com Acordos de Pesca devidamente autorizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Pesca de pirarucu de manejo (Foto:Bernardo Oliveira)

 

 

Graças às práticas de uso sustentável e gestão participativa das comunidades no manejo dos recursos pesqueiros, o pirarucu voltou a habitar grande parte das várzeas amazônicas e não é mais uma espécie ameaçada.

+ Pescadores pegam peixe incomum de 1,50 metro e 80 quilos na Amazônia

Um fruto da parceria entre o Governo Brasileiro e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional/USAID, com apoio técnico do Serviço Florestal Americano (USFS), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Conservação Estratégica (CSF), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ).

+ Confira três receitas gastronômicas para servir na Páscoa

Agora, o projeto ‘Gosto da Amazônia’, com o slogan ‘Sabor que preserva a floresta’,  busca demonstrar as qualidade gastronômicos do pirarucu de manejo. Os chefs de cozinha Andressa Cabral, Claude Troisgros, Damien Montecer, Fred Monnier, Katia Barbosa, Marcelo Barcellos, Nao Hara, Natacha Fink, Ricardo Lapeyre, Roberta Sudbrack, Rodrigo Guimarães, Roland Villard e o grupo de Ecochefs, formado por Ana Ribeiro, Ana Pedrosa, Bianca Barbosa e Teresa Corção utilizaram ao longo dos meses de março e abril conhecimentos e técnicas diversas na criação das receitas, que na segunda fase do projeto virarão conteúdo de oficinas ministradas para outros chefs, sous chefs, funcionários do ramo e pessoas interessadas no assunto.

+ Aprenda a fazer quindim de açaí com a polpa da fruta

+ Como o Brasil entrou para o livro dos recordes com o maior cozido do mundo

O Gosto da Amazônia é fruto de uma parceria entre as instituições responsáveis pelo manejo do pirarucu, o Instituto Maniva, cuja missão é promover a melhoria da qualidade alimentar da sociedade, valorizando o modelo de produção familiar e sustentável, e o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (Sindrio).

Pirarucu ao creme, vinho e tucupi (Foto: Teresa Corção )

A chef Tereza Corção ensina a fazer um pirarucu ao creme, vinho e tucupi. Confira como preparar este sabor da Amazônia na sua casa:

Ingredientes:

400 g de lombo de pirarucu congelado
½ cebola em brunoise
4 ramos de salsa lisa
6 ramos de tomilho
1 cs de manteiga
150 mL de vinho branco
150 mL de tucupi
1 cc de sal
1 cc pimenta do reino
300 g de tomate concassé (sem pele, sem sementes, cortados em cubos)
300 g de batata ou  aipim cozido

 

Modo de fazer:

1. Descongelar, mas não completamente, o peixe para ser mais fácil de cortar os medalhões, tirar as aparas e partes escuras se houver.
2. Picar a cebola e as ervas.
3. Na frigideira dourar na manteiga a cebola e as ervas, tudo junto, até que a cebola amoleca e comece a querer dourar.
4. Juntar o vinho branco e deixar ferver até quase evaporar todo.
5. Juntar o tucupi e fazer o mesmo acima.
6. Juntar o creme de leite e quando derreter abaixar o fogo e colocar os medalhões de peixe delicadamente. Regar com o molho por 5 minutos. Juntar os tomates concassées.
7. Virar o peixe do outro lado por 2 minutos, regando sempre com o molho, juntar as batatas ou aipim cozidos.
8. Tampar e deixar no calor da frigideira por 10 minutos para terminar o cozimento no vapor.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply