Skip to main content

Safrinha de milho (Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

As condições climáticas próximas do ideal ao longo do mês de abril, aliadas à umidade no solo herdada das chuvas de março e ao plantio antecipado, levaram a consultoria AgRural a aumentar sua estimativa de produção de milho na segunda safra, a chamada safrinha. A produção estimada para o Centro-Sul, que era de 63,8 milhões de toneladas no início de abril, agora em maio é calculada em 69,5 milhões de toneladas.

Os analistas da AgRural explica que a estimativa da consultoria para o Centro-Sul, combinada com a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Norte/Nordeste, resulta na produção de 73,5 milhões de toneladas.

+ Tereos amplia fábrica e reforça investimentos na divisão de amidos

O volume estimado em maio é superior às 53,9 milhões de toneladas colhidas em 2018, quando houve quebra por estiagem, e ao recorde de 67,4 milhões de toneladas feito em 2017. No mês passado, a safrinha 2019 do Brasil havia sido estimada pela AgRural em 67,5 milhões de toneladas.

+ EUA vendem 586,5 mil toneladas de milho da safra 2018/19 na semana, diz USDA

A Agroconsult calcula que 91% da área de milho verão foi colhida até a última quinta-feira (02). A produção é estimada em 25,7 milhões de toneladas, ante 26 milhões de toneladas projetadas no mês passado. “Com isso, a produção total do Brasil (primeira e segunda safras somadas) é estimada agora em 99,2 milhões de toneladas, contra 80,7 milhões em 2017/18 e 97,8 milhões de toneladas em 2016/2017”, diz a consultoria.
 

Soja

 

 

A AgRural também revisou para cima sua estimativa de produção de soja na safra brasileira 2018/2019, que estava 97% colhida até a última quinta-feira (02). Calculada em 114,6 milhões de toneladas um mês atrás, a produção é estimada agora em 115,3 milhões de toneladas.

+ Abiove eleva estimativa de produção de soja do Brasil

Os analistas observam que apesar do ajuste para cima, a produção de soja ainda é inferior ao potencial inicial de 121,4 milhões de toneladas, devido às perdas causadas pelo tempo quente e seco de dezembro e janeiro, que prejudicou o enchimento de grãos em áreas de soja precoce semeadas em setembro e outubro.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply