Skip to main content

Chefs passaram quase 12 horas preparando um cozido gigantesco de 4.778 quilos de carne (Foto: Maria Gabryella Ribeiro)

 

Cinco chefs e uma equipe de 20 ajudantes passaram quase 12 horas preparando um cozido gigantesco de 4.778 quilos de carne na madrugada do último sábado (dia 4) e no domingo (dia 5), durante o encerramento das comemorações da 85ª ExpoZebu, que marcou os cem anos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). O evento foi realizado em Uberaba (MG).  A panela utilizada para o refogado, feita especialmente para a ocasião, pesa 1.340 quilos e tem mais de um metro de altura.

+ Inglês cria cartão de bolso para salvar abelhas

+ Conheça o miniboi, que não passa de 1 metro de altura mesmo adulto

Para mexer o cozido, foram usadas pás de ferro de mais de dois metros de cumprimento. “O esforço valeu a pena”, diz o chef paulista Allan Vila, responsável pela receita. “Todos gostaram e ainda conseguimos um feito mundial”, afirma. O preparado quebrou o recorde da maior quantidade de carne preparada em uma só panela. A preparação da receita foi acompanhada de perto por uma representante do Guiness Book, o livro dos recordes.

Preparação do cozido (Foto: Maria Gabryella Ribeiro)

 

+ Aprenda a fazer quindim de açaí com a polpa da fruta

+ Morre o touro Dólar Dabliu, dono de um dos sêmens mais vendidos do Brasil

Os cortes escolhidos foram acém e coxão duro. Uma grande fogueira, com mais de quatro metros de lenha, foi montada em um dos pavilhões da feira para o cozimento. Para amolecer a carne e deixar o cozido mais saboroso, o chef optou por vinho branco (350 litros) e legumes como tomates (200 quilos) e cenoura (150 quilos). Foram usados também cebola (200 quilos), alho e uma série de temperos, entre eles orégano e salsão. Ao final do cozimento, quando a carne já estava bem macia, foram acrescentadas ervilhas.

Mais de 10 mil pessoas experimentaram o prato, vendido a R$ 5. O dinheiro arrecado foi doado para instituições como a Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde e o Hospital de Amor de Barretos.

Cozido durante sua preparação  (Foto: Maria Gabryella Ribeiro)

 

Vila conta que já tinha experiência em cozinhar para um grande número de pessoas. No início de sua carreira, ele foi chef de navios que fazem passeios pela costa do Brasil. “Fazia 500 quilos de estrogonofe”, conta. Mais tarde, ele se tornou sócio da rede de restaurantes italianos Don Pepe di Napoli, mas nunca perdeu a vontade de servir centenas de pessoas de uma só vez. Em 1996, preparou um bife à role de 200 quilos para a festa de Nossa Senhora Achiropita, tradicionalmente comemorada em São Paulo no mês de agosto. “Tenho amigos do setor de restaurantes que trabalham com carne e sempre me interessei pela assunto”, diz.

+ Culinária árabe: aprenda a fazer a sopa Kibe Labanie

Cozinhar a carne por muitas horas é fundamental para cortes menos nobres, ensina. Caprichar em temperos como alho e cebola também é importante. Por fim, o cozinheiro deve ter paciência para testar aos poucos o sabor e dar um toque especial, com ervas ou vinho. “Fica uma delícia”, garante.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply