Skip to main content

Agricultores de algodão na Bahia serão beneficiados com clima nesta semana. (Foto: Dilvulgação/Abrapa)

 

Com o final da colheita da safra de soja no Paraná, avança o plantio de trigo e milho no Estado. E a previsão do clima indica que São Pedro deverá ser um aliado do agricultor ao longo desta semana. Na última semana de abril, grande parte das lavouras já estava em germinação, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, com boas condições de cultivo.

O produtor rural poderá contar com dias ensolarados, com chuvas esporádicas em todos os estados do Sul. O único ponto de atenção é a possibilidade de temporais isolados no início da semana, principalmente no norte e oeste do Paraná.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina também poderão ser atingidos por chuvas mais rápidas entre a terça (7/5) e quarta (8/5), segundo o Climatempo. A instabilidade é provocada por um sistema de baixa pressão que deverá se formar no Paraguai e Argentina.

+ Colheita de soja é concluída no PR; plantio de trigo atinge 11%
+ Safra de algodão deve alcançar recorde de 6,2 milhões de toneladas

As temperaturas, no entanto, deverão continuar cerca de 2°C acima da média, seguindo o padrão climático do fenômeno El Niño, que atrasa a entrada de ondas de ar frio. “Não estão previstas quedas bruscas de temperatura ou geadas”, diz Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo.

No Sudeste, a situação é um pouco diferente. O clima deverá continuar úmido em praticamente toda a região. No Sul de Minas Gerais e em boa parte do interior de São Paulo, estão previstas chuvas um pouco acima da média na semana que vem.

Chuvas no Norte e Nordeste

Não será dessa vez que as condições das estradas do Maranhão e de outros Estados da região vão facilitar a vida dos transportadores. As chuvas continuam, embora de forma menos acentuada, em quase todo o Norte do país. O aquecimento das águas do Atlântico no litoral nordestino deve continuar provocando precipitações no Maranhão, Piauí e em parte do Nordeste.

Os agricultores de algodão na Bahia podem continuar de bom humor. As nuvens carregadas que animaram os produtores no mês passado não devem ir embora agora, apesar de terem menos força. No leste baiano, os produtores de cana de açúcar também devem usufruir de um clima favorável. A tendência é de chuvas esparsas na próxima semana, conforme é esperado para essa época do ano.

No Ceará, a expectativa é semelhante. As regiões de produção de feijão, milho, fava e banana, que foram beneficiadas pelas nuvens carregadas de abril, devem contar com precipitações mais leves na semana que vem. “Aos poucos, o clima se torna mais seco na região, voltando a seu padrão natural”, diz Gonçalves.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply