Skip to main content

Com consumo interno um pouco menor, deve sobrar mais óleo de soja em estoque. (Foto: United Soybean Board/CCommons)

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) revisou para cima sua estimativa para a produção de soja no Brasil na temporada 2018/19. A colheita deve ser de 117,6 milhões de toneladas, acima das 116,9 milhões de toneladas  esperadas em 19 de março. No ciclo 2017/18, a produção foi de 123,0 milhões de toneladas. A exportação, por outro lado, foi revisada para baixo pela entidade.

+ Diesel começa a ficar mais caro nas refinarias

+ Argentina exporta mais óleo, farelo e grão de soja no trimestre

A expectativa agora é de que serão embarcados para o exterior 68,1 milhões de toneladas, menos que as 70,1 milhões de toneladas projetadas em março. Em 2018, o Brasil exportou 83,6 milhões de toneladas de soja em grão.A Abiove ainda ajustou para cima sua estimativa para o estoque final de soja em grão neste ano, para 5,637 milhões de toneladas, ante 2,950 milhões de toneladas apontadas no levantamento de março.

Óleo
Em relatório a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) ajustou sua projeção para a exportação, consumo interno e estoques finais de óleo de soja. Os embarques do produto para o exterior deverão somar 700 mil toneladas, ante 500 mil t esperadas em março.

O consumo interno de óleo é estimado em 8,1 milhões de toneladas, pouco abaixo dos 8,2 milhões de t apontados no relatório de março. Já os estoques do produto na atual temporada devem ficar em 259 mil t, abaixo dos 359 mil t esperados no mês de março. Para o farelo, a entidade manteve a estimativa divulgada em 19 de março: a produção deve ser de 32,6 milhões de toneladas, a exportação de 16,2 milhões de toneladas, o consumo interno de 16,3 milhões de toneladas e o estoque final de 1,885 milhão de toneladas.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply