Skip to main content

CEPEA LEITE ABRIL 19 (Foto: )

 O acompanhamento do mercado de lácteos realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada) (Cepea/Esalq/USP) mostra que em abril os preços do leite subiram apenas 0,92%, ou praticamente um centavo de real, após acumular alta real de 18,9% no primeiro trimestre de 2019.

Segundo a pesquisadora Natália Grigol, o movimento de valorização do leite ao produtor perdeu força de março para abril e a “Média Brasil” líquida do preço o leite em abril (referente à captação de março) foi de R$ 1,4920/litro.

Ela explica que as consecutivas elevações no preço ao produtor ao longo do primeiro trimestre estiveram atreladas à limitação da oferta no campo e à maior competição das indústrias para garantir a compra de matéria-prima. “No entanto, a dificuldade das empresas em elevar os preços dos lácteos ao consumidor sem prejudicar seus shares limitou o movimento de valorização no campo em abril.”

A pesquisadora observa que para garantir liquidez no período, agentes de laticínios mudaram suas estratégias de processamento e trabalharam com a diminuição dos estoques, principalmente no caso do leite UHT. O preço deste derivado apresentou queda acumulada de 2,1% no atacado paulista em março. No caso da muçarela, houve desvalorização de 1,1% no acumulado de março. “É importante lembrar que a formação do preço do leite ao produtor é diretamente influenciada pelo desempenho das vendas dos derivados no mês seguinte à captação.”

A pesquisa do Cepea constatou que no campo, a produção dentro da porteira continuou limitada em março, devido ao clima desfavorável. O Índice de Captação Leiteira do Cepea (ICAP-L) registrou queda de 1,6% na “Média Brasil” de fevereiro para março. As reduções mais expressivas foram observadas no Rio Grande do Sul (6,4%), Santa Catarina (4,1%) e São Paulo (3,5%). Os volumes em Goiás e Minas Gerais caíram ligeiramente (1,7% e 0,4%, respectivamente), enquanto Paraná e Bahia apresentaram altas (de 3,9% e 9%, nesta ordem).

O cenário de oferta restrita no campo foi observado em abril, o que tem forçado laticínios a repassarem a valorização da matéria-prima aos derivados. A pesquisadora acredita que esse cenário, por sua vez, pode sustentar as cotações no campo para o próximo mês.

No acumulado da primeira quinzena de abril, as cotações diárias do UHT e da muçarela no atacado paulista se elevaram 6,7% e 3,8%, respectivamente. O leite spot negociado em Minas Gerais também seguiu valorizado, fechando a segunda quinzena de abril com alta de 12,3% em relação ao período anterior.
Source: Rural

Leave a Reply