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(Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

 

A sétima temporada do Caminhos da Safra começa neste mês com rotas que devem somar 12 mil quilômetros em viagens pelo Brasil, um recorde para o projeto. A bordo de um caminhão, as equipes de reportagem da revista Globo Rural percorrerão 11 Estados nos próximos meses. O objetivo é avaliar as condições da infraestrutura para o escoamento das safras de grãos, frutas e carnes do país. Além de visitar os maiores terminais portuários, as equipes farão os caminhos entre as fazendas e o mercado consumidor brasileiro.

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No rastro da colheita de verão, a primeira viagem será pela nova fronteira agrícola da soja em Mato Grosso, maior produtor nacional da commodity. O roteiro será pela BR-158 e BR-155, entre a região nordeste do Estado, na divisa com Goiás e Tocantins, onde o cultivo de grãos mais tem crescido nos últimos anos, e Marabá (PA). Esta será a segunda vez que o Caminhos da Safra viaja pelas rodovias. Em 2013, a estrada estava em frangalhos. Agora, vamos checar se houve melhora da rota.

O segundo percurso será entre o vale das frutas e o maior mercado consumidor do Brasil: de Petrolina (PE) a São Paulo (SP). A região irrigada pelas águas do São Francisco produz uvas, mamão, manga e abastece não somente os brasileiros, mas também o mundo. Na terceira viagem, será a vez de percorrer as rotas das carnes. Do Centro-Oeste, onde está concentrado o rebanho bovino, ao Sul, onde são produzidos aves e suínos, o percurso deve somar mais de 3 mil quilômetros.

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Os caminhos do café também serão percorridos. A viagem, que começa em Minas Gerais, passa por Espírito Santo e termina no Paraná, vai abordar as mudanças na produção e consumo do grão, que tem sido cada vez mais a bebida preferida dos brasileiros. O país é o segundo maior consumidor de café, e principal fornecedor mundial.

A última viagem da série iniciará no Paraguai e no Estado de Santa Catarina. Com ajuda dos brasiguaios, agricultores brasileiros que migraram para as terras paraguaias, o país tem se destacado na América do Sul pelo crescimento econômico superior ao observado nos vizinhos mais ricos e frequentemente abastece granjas do sul do Brasil.

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O Caminhos da Safra desta edição superará 70 mil quilômetros rodados desde o primeiro ano do projeto. A série se tornou referência em produção de informações sobre a infraestrutura brasileira para o escoamento da produção agropecuária. Após a etapa de campo, um fórum vai apresentar os resultados do ano, além de discutir os gargalos e os novos rumos da logística.

 
Source: Rural

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