Skip to main content

 

Poucas lavouras norte-americanas já foram semeadas este ano. Segundo o USDA, 3% da área de milho.(Foto: Divulgação Tarso Veloso/ARC)

 

Os agricultores americanos foram pegos de surpresa recentemente, quando tempestades de neve atingiram Ohio e outros Estados do meio-oeste. Neste final de semana, especialmente no sábado, está prevista uma nova frente fria na região. Ainda não dá para respirar aliviado. A formação de uma nova massa de ar polar deve provocar dois ou três dias de neve na semana que vem.

Esse cenário é pouco comum no mês de abril, quando os termômetros em geral começam a subir, segundo o Climatempo. Os meteorologistas preveem que no final de semana do dia 26 pode haver um pouco mais de neve em Indiana, Ohio e no norte de Wiscosin, embora de forma leve e esparsa. Depois, o sol deve voltar a brilhar.

+ EUA vendem 46% mais soja na semana

+ Depois de nevascas e inundações, abril será de poucas chuvas nos EUA

Caso as previsões se confirmem e as temperaturas comecem a subir nas próximas semanas, o início do plantio de soja, que costuma acontecer no final do mês, pode estar a salvo.

No Kentucky, há expectativa de chuvas esparsas ao final da semana que vem. Em Iowa, Indiana e Illinois, também pode haver pancadas mal distribuídas, que não devem impactar a semeadura do milho. O cultivo já foi iniciado nos Estados do Kansas, Kentucky, Carolina do Norte, Tennessee e Texas. 

O tempo mais firme esperado para o final do mês deve aliviar os produtores de soja, especialmente afetados pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China na última safra, com os preços despencando. A expectativa é que as chuvas atinjam apenas 30 milímetros até o final do mês, dentro da média para o período, nas regiões produtoras do grão.

Plantio 

O último relatório de acompanhamento de plantio da safra 2019/2020, divulgado na segunda-feira (15), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que o plantio de milho avançou um ponto porcentual apenas na semana e chegou a 3% da área total a ser destinada à cultura. O valor está em linha com a mesma época do ano passado e ligeiramente abaixo dos 5% apontados na média dos últimos cinco anos. 

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply