Skip to main content

Herbicida 2.4-D é usado para combater plantas daninhas em diversas culturas, incluindo a soja (Foto: Editora Globo)

O grupo de trabalho criado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul para tratar dos assuntos ligados ao uso do herbicida 2.4-D se reuniu para discutir propostas e recomendações em relação ao defensivo, usado para controle de plantas daninhas em várias culturas, entre elas a soja. A reunião, coordenada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (Seapdr), Covatti Filho, ocorreu para apresentar propostas técnicas elaboradas pelo Departamento de Defesa Agropecuária para as cadeias produtivas que sofreram prejuízo em decorrência do 2.4-D, entre elas culturas de uva, oliveira, maçã, milho, azevém e até campos nativos.

Conforme nota da Secretaria da Agricultura, Covatti Filho mencionou que algumas delas são de execução no curto prazo e que, se homologadas pelo grupo de trabalho, farão com que o processo de implementação se inicie. Entre elas, estão a criação de quatro subgrupos de trabalho para detalhar tecnicamente o treinamento específico para aplicação do 2.4-D; a criação de um sistema de alerta de deriva; o cadastro dos aplicadores do herbicida; a regulamentação da aplicação terrestre; o cadastro e a localização dos cultivos comerciais mais sensíveis; a revisão das zonas sensíveis; a criação de um fundo de indenização e a proposição de um técnico executor a campo.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply