Skip to main content

Preços mais altos da carne suína e a menor oferta podem levar consumidores chineses a comprar outros tipos de carne. (Foto: Ernesto Souza / Ed. Globo)

 

Os preços da carne suína na China podem subir mais de 70% neste ano, segundo um funcionário do governo chinês, em virtude da eliminação de animais por causa peste suína africana (ASF, na sigla em inglês). Em 31 de março, o plantel de suínos do país chegava a 375,3 milhões de animais, quase 40 milhões a menos do que um ano antes, de acordo com a Agência Nacional de Estatísticas da China. É o nível mais baixo em quase duas décadas.

"O mercado de carne suína é uma preocupação para todos", disse Tang Ke, porta-voz do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, nesta quarta-feira. O ministério estima que os estoques de suínos diminuíram 19% em relação ao ano anterior, uma queda maior do que os números do departamento de estatísticas indicam. Tang disse que o número de matrizes caiu 21%, o maior declínio em uma década.

+ Surto de peste suína africana na China afeta grandes processadoras de farelos
+ Peste suína: Agricultura e ABPA debatem ações contra entrada do vírus

Os preços domésticos da carne suína em março subiram 6,3% em relação a fevereiro, observou Tang. Ele disse que os preços avançaram 7,6% em relação a um ano atrás, e o governo espera que eles subam mais de 70% no segundo semestre de 2019. Os preços mais altos da carne suína e a menor oferta podem levar consumidores chineses a comprar outros tipos de carne, disse Darin Friedrichs, consultor de gerenciamento de risco da Divisão de Commodities da INTL FCStone na Ásia. Ele disse que alguns participantes esperam que o número de suínos da China caia de 25% a 30% este ano, a menos que haja sinais claros de que a doença está sob controle.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply